Já que estivemos a falar de turismo e eu tenho falado muito em ambiente e para que não digam que não avisei, cá vão uns dados sobre a falta de segurança nos mares dos Açores e os perigos ambientais que dai poderão advir.
Sabiam que o navio motor tanque denominada GALP LEIXÕES, propriedade da Sacor Marítima SA, que transporta Fuel Oil entre o Continente Ponta Delgada e a Terceira está classificado entre os cinco mais perigosos da Europa?
Não! Não sabiam, mas ficaram agora a saber.
Sabiam que o Navio motor tanque denominada TOM ELBA que está ao serviço da Transinsular e faz o transporte de combustíveis entre as ilhas dos Açores não tem duplo casco?
Não sabiam mas ficaram agora a saber. Neste último caso, a responsabilidade é totalmente da Secretaria Regional da Economia, pois é ela que consigna o serviço. Segundo relatório do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, O N/M TOM ELBA tem duplo fundo, o que é bem diferente de ter duplo casco. Contudo o mesmo relatório diz que pode considerar-se o navio como tendo duplo casco. Ora há coisas que ou são ou não são, não estamos a falar de conceitos subjectivos, estamos a falar de matéria, e nesse caso ou é ou não é. A minha opinião de técnico abalizado é que estamos perante um caso em que manifestamente não é um navio de casco duplo.
Sabiam que o navio motor tanque denominada GALP LEIXÕES, propriedade da Sacor Marítima SA, que transporta Fuel Oil entre o Continente Ponta Delgada e a Terceira está classificado entre os cinco mais perigosos da Europa?
Não! Não sabiam, mas ficaram agora a saber.
Sabiam que o Navio motor tanque denominada TOM ELBA que está ao serviço da Transinsular e faz o transporte de combustíveis entre as ilhas dos Açores não tem duplo casco?
Não sabiam mas ficaram agora a saber. Neste último caso, a responsabilidade é totalmente da Secretaria Regional da Economia, pois é ela que consigna o serviço. Segundo relatório do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, O N/M TOM ELBA tem duplo fundo, o que é bem diferente de ter duplo casco. Contudo o mesmo relatório diz que pode considerar-se o navio como tendo duplo casco. Ora há coisas que ou são ou não são, não estamos a falar de conceitos subjectivos, estamos a falar de matéria, e nesse caso ou é ou não é. A minha opinião de técnico abalizado é que estamos perante um caso em que manifestamente não é um navio de casco duplo.
Agora imaginem que o Navio GALP LEIXÕES se parte ao meio a entrar no Porto de Ponta Delgada ou da Praia da Vitória. Acho que não é necessário dizer mais nada.