9 de novembro de 2004

Um movimento filosófico no Sec. XXI

O meu post de ontem suscitou grandes incómodos. Era essa mesma a intenção. Pode parecer presunçoso, pode parecer enviesado, pode até parecer um absurdo.
Porém, estou mesmo convencido que o movimento que se está a viver no momento em Portugal, é um movimento político e cultural sem precedentes no Século XX. Não que não considere terem existido grandes pensadores e escritores em todo o século passado, não porque os que existiram e ainda existem sejam de pouca qualidade mas porque acho, é uma opinião muito pessoal, que não existiu um movimento tão grande, e de tanta diversidade como o que agora vivemos. Grande parte dos Blogues Portugueses tem muita qualidade e muitos dos seus autores são já grandes escritores. Desde a poesia aos ensaios passando por meros exercícios de retórica há na blogosfera Portuguesa uma panóplia imensa e um pensamento comum. Há um enorme sentido de justiça, há uma crítica acutilante, há jornalismo do melhor, há muita filosofia e muita poesia.
É obvio que os Açores não ficaram na retaguarda desse movimento e se vivemos com o pensamento nas referências do passado e as não olvidamos é porque queremos marcar o presente.
Numa Região onde a divulgação dos valores culturais é marcada insistentemente por revivalismos e falsas quimeras, é urgente agitar as hostes. O que se está a passar na Blogosféra Regional é isso mesmo, um movimento indutor de um novo pensamento filosófico, de uma nova geração de autonomistas, menos esotéricos, menos complexados, capazes não só de pensar mas também de exprimir esse pensamento sem receios. Sem medo de errar, sem medo da critica, sem medo de marcar uma ruptura com o passado, sem medo de serem apelidados de presunçosos. Todos os grandes movimentos filosóficos só foram reconhecidos a posteriori.
Se o pensador não acreditar nas suas próprias ideias dificilmente as fará passar. Se o pensador desistir à primeira contrariedade, deixa o espaço aberto aos que não fazem outra coisa do que criticar os que pensam.
Bem sei que os meios hoje são outros, por isso, o ressalvei no texto anterior, somos uns privilegiados. Não faltarão bons pensadores incapazes de escrever num teclado de computador, mas o tempo do bloco de papel pautado acabou. Acabou também o tempo das velhas máquinas de escrever Royal que adornam as bibliotecas dos filósofos do Sec. XX.
"A blogosfera é o sitio onde melhor se pensa e escreve em português no momento" porque a blogosfera é a face mais visível desse pensamento e dessa escrita.

Sem comentários:

Arquivo do blogue