12 de novembro de 2004

Semáforo

Vice-presidente: Sérgio Ávila, não lhe é conhecida nem competência, nem o rigor necessário nem a austeridade exigivel para enfrentar os desafios dos próximos anos, nomeadamente uma diminuição dos fluxos financeiros para a Região. Foi um autarca despesista e folclórico. O seu bairrismo doentio propagandeado ao logo dos últimos anos enquanto Presidente da Câmara de Angra, faziam dele um nome imprevisível para ocupar uma pasta tão importante. É uma má escolha para os Açores porque é uma má escolha para São Miguel, esta locomotiva que arrasta uma data de carruagens ferrugentas.
Secretário Regional da Presidência: Vasco Cordeiro, demonstrou ser um bom parlamentar, capaz de aguentar com os ataques da oposição, talvez um pouco precipitado o que, é próprio da idade. Apontado como delfim, ficará agora mais perto de César e com um cargo eminentemente político, sem grandes complicações e com aparente protagonismo. Controlará as autarquias, estará na linha da frente na próxima batalha eleitoral.
Secretário Regional da Educação e Ciência: Álamo Meneses, foi talvez o melhor Secretário dos últimos Governos. Vê a sua área de influência alargada, acumulando, aparentemente, as competências da anterior direcção da ciência e tecnologia. Este é um dos pecados desta orgânica. Sendo a ciência e tecnologia uma área onde a Região, em meu entender, deve apostar significativamente, parecia-me interessante manter o anterior figurino ou até criar uma subsecretaria, mesmo que se quisesse alterar o protagonista. (parece que houve briga)
Secretário Regional da Habitação e Equipamentos: José Contente. "Més Zé" estava mal, fica pior, mais inchado, mais arrogante. Percebe-se que aqui César não podia remodelar. "Happy Jo" tem a máquina partidária nas mãos, domina o "apparachik".
Secretário Regional da Economia: Duarte Ponte, Foi um dos melhores secretários da tutela de todos os Governos Regionais. Não há novidade aqui.
Secretário Regional dos Assuntos Sociais: Domingos Cunha. Não Conheço, não sei quem é, não comento.
Secretária Regional do Ambiente e do Mar: Ana Paula Marques .Não Conheço, não sei quem é, não comento. Mas estou atento é uma pasta com muito para fazer. O Ambiente tem sido tratado com muito menos cuidado do que se pretende e espera.
Secretário Regional da Agricultura e Florestas: Noé Rodrigues. Esta escolha não só não é admissível como é escandalosa. Não se pode admitir que um dirigente Cooperativo do sector e com interesses directos no mesmo seja nomeado para a pasta que tutela esse mesmo sector. Espero as reacções da ANIL, da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores e das Associações Agrícolas.
Secretário Regional Adjunto do Vice Presidente: Carlos Corvelo. Não é novidade. Contudo não deixa de ser preocupante, o poder decisório nesta área fica completamente centrado na Terceira, não pela forma como os governantes vão estar sedeados mas pelos protagonistas.
Subsecretário Regional das Pescas: Marcelo Pamplona. Mais um terceirense a subir de posto. A criação da Subsecretaria é uma longa ambição do sector. Continuarão, no entanto, alguns braços de ferro, os mesmos filhos e os mesmos enteados.

Em 1996 eu dizia que se o PSD ganhasse as eleições eu passava à clandestinidade e começava a aprender como fabricar bombas. Agora é caso para dizer que se este "forcing" da Terceira continuar a dominar os Açores sob a passividade dos agentes económicos de São Miguel, aceitam-se lições sobre explosivos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue