25 de novembro de 2004

O Golpe

Estava previsto, programado. Os militares de esquerda conseguem sublevar, os Pára-quedistas, policia militar, Ralis o COPCON e alguns civis armados.
Estava tudo preparado para consolidar definitivamente uma ditadura de esquerda em Portugal.
Contudo, os militares do chamado "Grupo dos Nove" de onde se destacava Melo Antunes, tinham já preparada uma manobra de contenção, visando a instalação de uma nova ordem que permitisse prosseguir com a descolonizarão e administrar calmamente as conquistas de Abril de 1974.
A 25 de Novembro de manhã fazem hoje 29 anos, Costa Gomes não sabia ainda de que lado estava, se com a esquerda radical se com o grupo dos nove. Para Costa Gomes, o grupo carecia de um inequívoco apoio popular. Mas também não se opôs ao grupo, tomou o lugar do chefe equidistante, do árbitro. A partir das quatro da tarde Costa Gomes decidiu pôr-se do lado do Grupo dos Nove. O Partido Comunista havia retirado o apoio à sublevação.
E assim se cumpriu o grande ideal de Abril. A verdadeira conquista da Liberdade deu-se a 25 de Novembro de 1975 e não a 25 de Abril de 1974.

PS: Há dias ocorreu em Lisboa uma singela homenagem a Ernesto Melo Antunes, uma dos mais influentes do chamado "Grupo dos Nove" e um dos mais brilhantes políticos portugueses a quem a Pátria/Nação não tratou convenientemente

Sem comentários:

Arquivo do blogue