9 de maio de 2006

É que não há pachorra!


N/M Lajes do Pico, original carregado por foguetabraze1.

Tem andado por aí, nomeadamente pelo Pari Passu, uma discussão à volta da proposta do Governo para construção de um novo Porto de Pesca no paradisíaco lugar da Caloura. Para não falar na estupidez das palavras do Senhor Presidente da Câmara, vou cingir-me à minha opinião técnica. Sim, que nesta área não me podem acusar de ser um generalista, é a minha especialidade.
Os pescadores de Água de Pau estão ?condenados? a utilizar o Porto de Ponta Delgada mais não seja por razões de mercado. Na verdade, já muitos o fazem com resultados económicos bem diferentes, para melhor, do que os seus conterrâneos que teimosamente insistem em utilizar o porto da Caloura. Assim o fazem alguns de Rabo-de-Peixe e da Ribeira Quente e de outros portos. O Governo Regional, ao insistir na absurda ideia de aumentar o porto da caloura, incorre no mesmo erro que o governo anterior incorreu ao fazer investimentos na lota do mesmo local. Com o porto da lagoa a 10 minutos, o de Vila Franca a 20 e o de Ponta Delgada a 30, não faz sentido qualquer investimento na Caloura.
Nem vendo os exemplos da Ribeira Quente e Rabo de Peixe esta gente aprende.
Nem vos passa pela cabeça (esta é para o André Bradford) o esforço de contenção que tenho que fazer quando ouço o Sub-secretário Regional das pescas a falar de modernização e inovação do sector. É que o dito responsável o que pretende é uma frota artesanal obsoleta que pesca como há 50 anos e cujos rendimentos apenas servem alguns interesses locais e deixam a restante fileira à mercê das ajudas da Segurança social. Vejam o que se passou este Inverno na Ribeira Quente mesmo com um porto novo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue