18 de maio de 2006

M/V Portas do mar


M/V Portas do mar, original carregado por foguetabraze1.
Chamaram-na Portas do Mar e é uma novíssima embarcação a motor destinada aos pilotos da barra de Ponta Delgada. Está na Ilha há mais de meio ano e tal como as outras portas do mar que estão para construir, esta embarcação ainda não serviu para os efeitos que foi adquirida. È bem verdade que é só um elefantesinho branquinho se comparado com o outro, de betão, que vai começar a nascer em breve. Contudo, este mais o outro mais a Atlânticoline que é detida pela Portos dos Açores SGPS que por sua vez é sustentada pela Administração dos Portos das Ilhas de São Miguel e Santa Maria SA, hipotecam ad eterno seclorum as finanças do Porto de Ponta Delgada.
A economia de São Miguel e por arrasto, a dos Açores, depende em grande parte desta estrutura que iniciada no Século XIX viu a sua consolidação e dimensão actuais durante o Estado Novo. A Autonomia pouco mais fez do que a manter com obras de recuperação de alguns estragos provocados por sucessivos ataques furiosos do mar.
A Irlanda, em três anos, pensou, reformulou e implementou todo o seu sistema de transportes marítimos, tornando-a numa das economias mais prósperas da Europa. Na Madeira levaram três anos a pensar e mais outros três para implementar um plano integrado de transportes que vai ter o seu início já no próximo Domingo com uma ligação semanal de navio porta contentores a Santa Cruz nas Ilhas Canárias.
As nossas sumidades sumidas, estão há dez anos a pensar e vão levar mais dez anos a implementar. Entretanto, vamo-nos consolidando na posição de Região mais pobre de Portugal.

Sem comentários:

Arquivo do blogue