2 de novembro de 2007

II Congresso Regional das Pescas dos Açores

Foi ontem 1 de Novembro. Decorreu num novo e excelente espaço na cidade da Horta o Barão Palace, um investimento arrojado e atrevido para a dimensão do Faial, a primeira sessão do II Congresso Regional das Pescas dos Açores. Falou-se de segurança, nomeadamente de busca e salvamento e, confesso, fiquei muito mais descansado ao ouvir os intervenientes. Falou-se de formação profissional pela boca do Eng. Luís Rodrigues e aí fiquei mais irrequieto. Não pelas palavras do Luís que acertou em cheio, mas por ter confirmado o que há muito desconfiava. Está quase tudo mal no que concerne à formação profissional dirigida para o sector. Curricula desadequados, falta de público-alvo, sectores com falhas que não têm resposta. “serve mais para encher os formadores” do que para servir as empresas, “também serve para encher os formandos” e formar candidatos a marítimos de recreio.
Falou-se também de transportes e escoamento de pescado. Os mesmos problemas de há 20 anos, as mesmas “ovelhas ranhosas”, as mesmas vítimas de sempre e os maus “maus da fita” (SATA, TAP e Direcção regional de Transportes) não quiseram estar presentes apesar de convidados.
Um reparo de boa nota. Muitos profissionais da fileira das pescas, pescadores, armadores, comerciantes. Poucos políticos.
Uma organização que está de parabéns.

Sem comentários:

Arquivo do blogue