27 de junho de 2006

Ciberpolítica XXI

A Internet e consequentemente os Blogues não mudarão a face da política e dos políticos nos próximos anos. Porém, não chegaremos ao final da década sem que este instrumento ganhe a importância que têm hoje as televisões e as rádios. Com cada vez menos tempo para estar de fronte de um televisor e sendo cada vez mais fácil aceder aos conteúdos da net, mesmo os inspirados nos modelos tradicionais de televisão, o Homem urbano, moderno, progressista dará cada vez mais atenção aos conteúdos da net.
Nesse particular, o papel do cidadão jornalista ou simples fazedor de opiniões, terá um papel fundamental no crescimento de uma massa critica que se quer participativa mas não ululante.
Aparecerão então, equipas especializadas a utilizar este meio fabuloso e aí, tal como agora, o mais bem informado é o cidadão que souber e quizer filtrar a informação que lhe enviam, seja ela pela Net, pelos media tradicionais ou por simples mensagem de telemóvel (SMS).
"Com todo o seu valor, a política baseada na Net não vai derrubar o satatu quo de um dia para o outro. O consentimento dos governos tornou-se uma piada de mau gosto no final do século XX, quando a palavra de ordem "uma pessoa um voto" adquiriu a conotação maligna "um dólar um voto", em que os dólares foram gastos na televisão, em apelos dirigidos às massas que se transformaram progressivamente em ataques de onde a verdade estava ausente."
Gillmor, Dan - Nós os media.

Sem comentários:

Arquivo do blogue