19 de outubro de 2004

Vaga de fundo

Caro Ezequiel.
Obrigado pelos elogios que me deixaste subentendidos em comentários no "post" abaixo. Vou intervir em forma de post, já que existe assunto que merece ser desenvolvido e assim saltar para outro nível de discussão.

Tal como disse o nosso amigo Pedro Arruda e bem, é pena que esta "vaga de fundo" venha de fora do partido e não de dentro. Também o Abel tem razão. Ele melhor do que ninguém sabe como se trabalha no terreno para ganhar votos e consolidar ideias sem ser cinzento, sem tentar agradar a tudo e a todos. Mas também sabe que criar uma máquina partidária é muito mais difícil do que isso e dominá-la ainda é mais complicado. O CDS/PP não é um partido tipo União Nacional, para agradar a tudo e a todos. É um partido com uma ideologia vincada e com ligações muito próprias a um eleitorado conservador no que é bom e nem sempre, liberal no que pé preciso. Eu já disse várias vezes que a nossa principal afirmação deve fazer-se pelo pragmatismo e pela discussão dos conceitos económicos mais liberais. O Modelo de desenvolvimento dos Açores que o Partido Socialista leva a vante, é um complemento directo do modelo Amaralista, é um modelo esgotado e com provas dadas deste mesmo esgotamento. Esse é também o modelo defendido por Alvarino Pinheiro. Não raras vezes o ouvimos fazer apelos à intervenção do Estado/Região, em sectores da vida económica Regional que deveria estar destinados a privados.

É certo que sou o único que, (na senda de outros pensadores da direita liberal portuguesas,) pensa a economia global como um caminho sem retorno e sem lugar a proteccionismos e intervencionismos. Este discurso não é suficiente para tomar conta do partido. Na noite eleitoral, aproveitando uma deixa do Luciano Barcelos, tive o cuidado de tocar neste assunto embora muito pela rama. A criação de um Fundo de Coesão Regional, uma das poucas ideias lançadas por César no decorrer da campanha eleitoral, é continuar numa linha de investimento público onde o que é necessário é criar condições para o investimento privado proliferar. Isto só não acontece porque o Estado/Região, está minado por medíocres. Na verdade, há gente com grande capacidade de análise e de trabalho nas diversas secretarias mas a grande parte dos serviços estão minados por funcionários medíocres que não fazem nem deixam fazer.

Este discurso agrada a grande parte do eleitorado do CDS/PP mas nem sempre funciona internamente. O discurso interno é mais eficaz quando se podem contar espingardas. Além disso, esta vaga de fundo que, me apraz registar, foi me manifestada não só ao longo da campanha mas também e principalmente, ao longo dos dias de ontem e hoje. Infelizmente esta é uma vaga externa e demasiado "flat". O mar está so "crawdli", não me parece que seja eu, um surfista amador, a apanhar essa vaga.

Arquivo do blogue