31 de outubro de 2004

Doçuras ou travessuras

O Halloween é uma tradição importada muito recentemente para os Açores. Sem querer ser maçador, permitam-me uma pequena e atrevida história desta festa de abóboras bruxas e "rabeçados".
A palavra halloween tem origem no dia que amanhã a comunidade Cristã dedica a todos os Santos. Na verdade, a palavra Halloween tem origem numa corruptela das palavras "All Hollows Day" ou "All Saints Day" que era desde o século V ac e de acordo com a comunidade Celta Irlandesa comemorado no dia 31 de Outubro, dia este que também marcava o fim do verão e o inicio de um novo ano.
No século primeiro depois do nascimento de Cristo, os romanos adoptaram as práticas Celtas como suas e faziam neste dia uma festa em honra de Pomona, Deusa da fruta e das árvores.
Hoje o Halloween não passa de um dia de festa com abóboras e bruxas e "doçuras ou travessuras".
Amanhã a Igreja católica celebra o dia de todos os Santos. É também dia de Pão por Deus. Em Ponta Delgada existe a tradição de oferecer aos ardinas, uma certa quantia em dinheiro em troco de uma mão cheia de quadras.
Na minha infância, no Nordeste, organizávamos grupos de rapazes, com boinas na cabeça e uma saca de pano, normalmente feita de retalhos, íamos pelas ruas, de porta em porta pedindo o Pão por Deus. Ao final do dia, trazíamos de tudo, desde algumas moedas a chocolates e "candiles".
Tradições que se vão perdendo e que vão sendo substituídas por esses novos fenómenos da cosmocultura.

Arquivo do blogue