27 de janeiro de 2011

Remodelaçãozinha.

Vou tentar não escrever tudo o que penso, a prudência manda pensar mais no que se escreve. Porém, há coisas que se andam a passar nestes Açores que nos induzem um sentimento de revolta tal que nos tolha a razão.
Acalma-te barata, sussurro em voz baixa para mim enquanto os dedos querem ir no teclado mais rápidos do que o Cowboy de Daisy Town atinge a sua própria sombra.
Esperava-se, por estes dias, uma remodelação governamental nos Açores, era a única coisa que poderia varrer para debaixo do tapete a derrota eleitoral de Manuel Alegre e a consequente e bem assumida de Carlos César, e ainda que se deixasse de falar da questão da bolsa do filho da Senhora Secretária Regional do Trabalho e da Solidariedade Social, e também do nepotismo e da arrogância, ou da venda por ajuste directo à Câmara de Angra de um terreno da família do marido (Vice-presidente da Câmara) de Lina Mendes pelo dobro do valor da expropriação inicial.
Assim, no meio político e social, entre Think tankes, opinion makers, os  politólogos de ocasião e os simples arrotadores depostas de pescada, germinava a ideia de que César remodelaria Ana Paula Marques e Lina Mendes durante esta semana e mataria vários coelhos com duas cajadadas certeiras.
Hoje, somos surpreendidos, alguns, pela remodelação apenas a 50% do previsto. Na verdade, só Lina Mendes foi substituída e bem. De fora da remodelação ficou a Secretária que atribuiu a Bolsa ao Filho e que quando rebentou o escândalo disse que tinha direito a ela, assim como o disseram o Conselho do Governo e o próprio César a 21 de Setembro. Segundo o Açoriano Oriental desse dia, Carlos César, que também é presidente do executivo açoriano, garantiu esta noite aos jornalistas, à entrada para uma reunião do Secretariado Regional do PS, na Horta, que não vai demitir a secretária regional, frisando que a questão levantada pelos sociais democratas é um problema que “não existe”.
Era claro, para mim pelo menos, que César não iria voltar com a sua decisão a trás, nunca o fez mesmo quando os erros se metiam pelos olhos dentro, não era agora que o ia fazer.
Porém, ao contrário do que César dizia a 21 de Setembro, o problema existia e continua a persistir, é que não se tratava de uma questão de legalidade mas sim de ética deontológica e essa não se repara nem com a norma nem com a devolução do dinherio. A ética é do domínio da acção e não é com uma segunda acção que se reparam os danos da primeira. Se é que me faço entender.
Como já aqui disse, a 16 de Setembro César deveria ter obrigado Ana Paula Marques a demitir-se ou a demitia ele e proponha, de imediato, a revogação da portaria que atribuía as referidas bolsas. Deixar a coisa em lume brando foi um erro estratégico que não é costumeiro em César. Ou, como já aqui escrevi, com o tempo,  César está a perder qualidades ou a ganhar rabo-de-palha.

13 comentários:

A César o que é de César... disse...

Não houve qualquer «remodelação».

Houve sim, uma substituição, motivada por indisponibilidades que nada tem a ver com as «alegações» aqui produzidas.

Aliás, nem motivos politicos há para qualquer remodelação.

O PS-Açores. Carlos César, ou mesmo o Governo não foram a votos.

Quanto muito houve o apoio pessoal de Carlos César ao Manuel Alegre para PR.

O PS continua com um projecto politico inovador para os Açores, ao contrário das oposições que pararam no sec.XIX!

Quem devia demitir-se era a presidente do PSD-Açores pelas trapalhadas no dia das eleições na sede do Candidato Muito Sério ou mesmo o presidente da direcção do CDS por colar-se a uma estratégia nitidamente anti-açoriana e a reboque ddo PSD da Terceira.

Anónimo disse...

A senhora secretária não devia devolver nem um chavo.

Quem devia devolver era o beneficiário da bolsa.

Se assim se proceder eu também quero ver devolvidos todos os dinheirinhos dos negócios, dos apoios, das contratações, dos empregozinhos e de todos os estratagemas para sacarem pilim dos cofres públicos.

Olhem para as câmaras falidas das anteriores e actuais gestões do PâPâDê, das altas remunerações e nepotismo das empresas municipais, etc,etc.

E já não falo do temo do João Tosco que foi um tal aviar, desde carnes, terrenos, ruínas, empregos para as mulheres, amantes e pandeleiros!

O peidão da vila quando é que repõem o carconhol da sua «gestão» da porra?

Anónimo disse...

Pensar??
oh Barata, para pensar e preciso ter uma coisa fundamental: cérebro.
Como no teu caso isso é coisa que não existe, para quê o esforço? Não escreveres é que é usar de prudência. Mas para isso é preciso pensar? E caímos no mesmo...é como uma pescadinha...

Anónimo disse...

A minha homenagem à minha professora Lina Mendes, que conheço bem, que ao contrário do que aqui se escreve, é quiz sair das funções que ocupava.
Por razões que nada tem a ver o que de forma maliciosa, e pouco séria aqui se insuinua.
Eu queria dizer que todos - professores, alunos e discentes - ficamos a perder nos Açores.
Queria também dizer aos açorianos que valores como a abnegação, o trabalho e, sobretudo, a seriedade, são cada vez mais incompatíveis com a forma como se faz politica nos Açores.

Anónimo disse...

Agora, em plena praça pública, o Dr. Barata faz julgamentos sumários, como coisa que fosse juiz, padre ou papa.
É a santa inquisição a ressuscitar, à boa maneira de torquemada.
Fala do que não sabe e emite juizos de valor, esquecendo-se que pode estar a por em causa o bom nome e a dignidade de gente séria.

Eu fui aluna da Drª Lina Mendes e o meu companheiro do seu marido.
São gente séria, honesta, competente e trabalhadora.
São Açorianos com A grande.

Concordo por inteiro com o post anterior, e queria deixar aqui o meu protesto pouco rigorosa como o assunto é tratado.

Luisa Vieira Raposo e António Vieira Raposo

Anónimo disse...

A saída desta senhora era expectável uma vez que a mesma não mostrou qualquer aptidão para o alto cargo que desempenhou. Nada tem a ver com honestidade ou capacidade de trabalho.
Pena é que as três maçâs pôdres deste nosso governo, Álamo,Contente e A. Marques, não terminassem as suas funções, tantas são as asneiras e vergonhas que nos fazem passar, aos verdadeiros socialistas.

Acorda, amigo César ! Há gente boa e competente na nossa sociedade, mesmo que não tenham o nosso cartão de filiação.Como podes ter na prateleira ou em funções menores, pessoas como o Eng Cansado o Dr Rui Bettencourt,ou o Eng Carlos Rodrigues ????

Anónimo disse...

O trabalho mais eficaz não é o que se vê.
A Drª Lina Mendes não é «essa senhora» como o anterior comentador refere.
Fez um trabalho excelente, numa altura muito complicada e dificil para o ensino português.
O comentador de cima não deve ser professor. Deve mais um dos que se movimentam até à cintura no lodo da politica.

Luisa Vieira

Jamais Negociar com Terroristas!Jamais! disse...

O arruaceiro do PP da Terceira é devia ter vergonha nas ventas!

Anónimo disse...

A minha solidariedade com quem, seguramente, a dar o melhor de si, é vitima do pior que a politoca tem.

Força

César Mesquita, seu aluno.

A Ética dos Arranca-Dentes disse...

A D.Berta tem um lindo parceiro para mais tarde negociar uma coligação.

Espero que as «negociações» cavaquianas e kafkianas alcancem bons resultados e «consensos».

Para bem de todos nós!

A Ética dos Arranca-Dentes disse...

A D.Berta tem um lindo parceiro para mais tarde negociar uma coligação.

Espero que as «negociações» cavaquianas e kafkianas alcancem bons resultados e «consensos».

Para bem de todos nós!

Anónimo disse...

Caramba!!! Foi confrangedor ver na TV o que partidos e sindicatos disseram da Lina Mendes...O mais comedido foi o do PSD...
É melhor a Sra voltar a ser educadora de infância e esquecer tarefas para as quais não tem formação, aptidão e educação.
As suas prestações na assembleia, para um leigo como eu, destilavam azedume e desprezo. É assim que ensina as criançinhas lá no infantário??????

Anónimo disse...

Na minha modesta opinião a Dr. Lina Mendes desprezou sempre o que a politica tem de pior: a grunhice, a intriga, o mexerico, a calunia, a incompetencia e a mentira.
Ela saiu, e fez muito bem, mas os grunhos, que xulam a pia pública, por lá continuam a fomentar peixeiradas.

A minha inteira solideriedade,
Luisa Vieira

Arquivo do blogue