8 de janeiro de 2011

Mais metralha demagógica do dr. Pinto

“Cada um tem o que merece” diz a gente na sua mais popular sabedoria. Nunca, na história da advocacia em Portugal, a classe, de doutos mais do que populares saberes, esteve tão mal representada e a respectiva Ordem tão mal guarnecida. Se é bem verdade que “cada um tem o que merece” não é menos verdade uma outra frase do popular saber que diz assim: “diz-me com quem andas e dizer-te-ei quem és”. Na verdade, foram cerca de dez mil advogados deste pobre país que escolheram o Dr. Pinho para os representar, não foram nem os políticos nem os malvados dos juizes nem sequer foi o Povo, nação anónima culpada de todos os males, por escrutínio secreto e universal. Obviamente, o Dr. Pinho deixou, nos bancos das escolas por onde andou, a maioria dos ensinamentos ministrados sobre uma razoável quantidade de assuntos que deveria ter sempre presentes. Esqueceu por exemplo sobre a separação de poderes, sobre a democracia (uma coisa que umas vezes dá jeito outras é uma maçada) e sobre os mais básicos princípios do direito e da filosofia do direito.
Enfim, o Dr. Pinho é um ignorante mal intencionado e feito com o regime (acho que nem no tempo da outra senhora foi assim tão escandalosa a subserviência) acabou representando uma classe que até agora era das mais prestigiadas do País e deitou ao nível da rodilha de limpar chão uma das poucas ordens profissionais que se fazia ouvir e conseguia exercer algum magistério de influência junto da opinião pública deste desgraçado país.
O título deste post foi honestamente roubado ao Pedro Soares de Albergaria, de leitura obrigatória sobre o mesmo assunto no Sine Die.

5 comentários:

Anónimo disse...

Andou por aí há uns tempos, um candidato a líder do PPD, que queria «túneis submarinos entre o Pico e S. Jorge».
Veio agora outro, propor aos a construção, sabe-se lá onde, de uma «refinaria de petróleo» nos Açores»!

Isto anda tudo doido, ou quê?

Anónimo disse...

O dr. marítimo é um comediante! Os "vozeiros" nacionais escolheram-no. Têm o que merecem. Muitos deles não são melhores...

Anónimo disse...

O Dr. Pinto é que diz a verdade!

A «justiça» portuguesa é uma treta!

Se roubares uma galinha vais para a cadeia!

Se roubares um banco, na qualidade de administrador; tem direito a uma comenda ou a uma conselheria de estado!

A. Meira disse...

Este anónimo deve ser um dos advogados ressabiados e sem "cheta". Julga que o dr. marítimo o vai fazer rico e inteligente...O país está cheio destes invejosos maledicentes, é pios que a formiga branca.

Anónimo disse...

Pois, os advogados são estúpidos (olha quem eles foram eleger...).
Esperto é o Nuno Barata.
E o Pedro Albergaria.
E respectiva família...
Bah!

A.M.

Arquivo do blogue