26 de dezembro de 2019

Painel_Económico

Correio económico - Quais os factos mais relevantes ocorridos em 2019 nas áreas económica e política nos Açores?

Nuno Barata - A relevância económica de alguns factos ocorridos ao longo de 2019 traduz-se muito facilmente num discurso sobre o crescimento. Na verdade, este foi o ano em que a economia dos Açores mais cresceu, contrariando o abrandamento do PIB de 2018. Certamente a indústria do turismo tem uma enorme responsabilidade neste crescimento da economia e na ligeira baixa do desemprego. No entanto, este foi também o ano em ficamos a saber que a pobreza nos Açores aumentou muito significativamente em especial na Ilha onde foi criada, supostamente, mais riqueza. Este facto, confirmado por números irrefutáveis, vem confirmar o que venho a dizer quer aqui neste painel quer em outros fora ou espaços mediáticos em que tenho participado. O desenvolvimento insustentável mas sustentado constrói ilusões que tarde ou cedo virão denunciar a decadência das contas públicas e um galopante aumento das desigualdades sociais e exclusão dos mais pobres. Infelizmente os montantes de despesa de capital das empresas não se reflete no aumento do VAR e por isso não é possível remunerar melhor a força de trabalho nem sequer a qualificar da melhor e mais eficaz forma.
Do ponto de vista político o ano de 2019 fica marcado mais uma vez pelas conclusões  do Tribunal de Contas sobre  a conta da Região e à leviandade com que são tratadas as sucessivas e recorrentes recomendações daquele órgão de soberania.
2019 Fica ainda marcado pela perca incalculável e prematura de um dos mais promissores políticos dos Açores, um dos poucos com dimensão nacional e internacional. Seria muito injusto não lembrar nesta hora de balanço a partida do André Bradford, o Homem, o pai e marido, o humorista, o escritor, o melómano mas sobretudo o político nesta fase em que a humanidade carece de mais políticos e menos tecnocratas.


In jornal Correio dos Açores edição de 20 de Janeiro de 2019, suplemento Correio Económico.

Sem comentários:

Arquivo do blogue