26 de agosto de 2018

"Maverick"




A política Internacional ficou mais pobre ontem 25 de Agosto de 2018. Na verdade, com a saída de cena do Senador MacCain a humanidade perdeu um dos seus melhores. Já vão restando poucos.
Outrora detestado pelos seus oposicionistas, inclusive no Partido Republicano onde perdeu internamente em 2000 a corrida para a nomeação  a favor de  George W. Bush e maltratado nos media europeus, hoje , certamente, todos vão ser unânimes, todos vão escrever e dizer que se perdeu um grande Homem, todos vão lamentar o facto de não ter sido Presidente dos Estados Unidos da América.
Em 2008, “at least”, MacCain garantiu a  nomeação para candidato presidencial pelo Partido Republicano.
Tal como escrevi na altura, numa contenda difícil, John MacCain foi vitima da herança das politicas e falta delas  de George W. Bush e de uma campanha pouco ortodoxa que tendo-o poupado, perpetrou fortíssimos ataques  contra a sua putativa Vice-presidente Sarah Palin, quer  pelo seu discurso pleno de conservadorismo radical e nacionalismo, quer pelos escândalos familiares.
MacCain foi vitima de xenofobia. Ironia das ironias. MacCain foi o primeiro exemplo de um enorme politico, com convicções e um projeto humanista  global, que foi derrotado apenas porque era branco, genuíno nas suas convicções e heterossexual. 
O Mundo ficou a perder.

Sem comentários:

Arquivo do blogue