31 de dezembro de 2008

Robin dos Ricos.


Imagem honestamente roubada do WEHAVEKAOSINTHEGARDEN

Chegamos ao final deste 2008 todos um pouco mais pobres do que em 2007. Consta que até os ricos estão menos ricos. Embora, para estes últimos o Estado tenha encontrado no fundo do saco dos impostos cobrados aos que mais empobreceram os fundos necessários para assegurar os rendimentos dos poucos que enriqueceram e se aforraram. Na verdade, neste país de fingimentos e espertezas saloias, nos últimos anos, décadas, os únicos que melhoraram os seus pecúlios foram os funcionários superiores do Estado, os administradores de empresas públicas e algumas sanguessugas de algumas empresas privadas. São estes altos quadros os grandes aforradores e “jogadores” de dinheiro nos fundos de investimento, certificados de aforro e tradicionais depósitos a prazo. São os cabecilhas do chamado “bloco central de interesses” que mantêm o aforro a níveis acima da média. Foi por isso, só por isso, que o Estado interveio nos bancos BPN e BPP. Não houve, não há, nem está por inventar mais ponderosa razão para não deixar falir a instituições de crédito que se encontram em dificuldades.
No estado do faz de conta a que Portugal chegou, são os mais pobres, os trabalhadores por conta de outrem, os quadros médios e os indiferenciados do Estado e das Autarquias e IPSS, os pequenos e médios empresários e os trabalhadores independentes sem vinculo de estabilidade que estão a pagar, com os seus impostos directos e indirectos, a manutenção das regalias e dos rendimentos dos mais ricos.
Se isto não é o colapso do sistema, vou ali e já venho.

2 comentários:

Rogério Paulo Pereira disse...

Isto ainda não foi o colapso do sistema, mas temo que numa conjuntura como a que se aproxima, vai ser.
Um 2009 o melhor que seja possível para si e obrigado pelas belas imagens de S. Maria.

Da Serra disse...

Não há dúvida que o autor do WEHAVEKAOSINTHEGARDEN é um mestre em Photoshop.
Costumo passar por lá, mais para apreciar os "bonecos" do que ler a prosa.
Mas desta vez, tenho de agradecer ao Nuno o ter inserido esta montagem.
Na verdade acertou em cheio.
Nunca vi roubar tanto aos pobres para dar aos ricos...
Grato também pelas fotos de Santa Maria, onde este ano espero ir já este mês ou no início de Fevereiro.Vais ser um 2009 cheio de... ía dizer nada, mas, sempre há uma esperançazita!
Saudações.

Arquivo do blogue