20 de dezembro de 2007

O mercado só funciona num sentido.

Lá lá vão dois dias desde que o Banco Central Europeu injectou mais liquidez no mercado financeiro, cerca de 360 mil milhões de euros foi quanto o BCE lanço no mercado de capitais da Europa a 27.
Da banca doméstica não se ouviu um "piu" sobre as taxas de juro. Ao invés, há cerca de um ano, quando se ouviu falar de subidas, a banca portuguesa antecipou-se 15 dias e meio ponto percentual ao BCE.
Isto só acontece porque existe uma entidade reguladora da banca(Banco de Prtugal) que vive preocupada com o nível de endividamento dos Portugueses para garantir, assim, os lucros astronómicos do sector bancário. Este modelo controlerio da banca e das dívidas de cada um é que tem levado ao enriquecimento cada vez maior dos mais ricos e ao empobrecimento dos mais pobres. Hoje, por causa do regime bancário vigente saido das convenções de Basileia 1 e 2, não há lugar a iniciativa e a "self made mens," ou tens e fazes ou não tens e ficas parado a ver se arranjas um emprego no Governo ou, quem sabe, na fila do rendimento social de inserção.
Cada vez sou mais liberal, na economia e nos costumes. Mas, principalmente, na economia. O nosso estado de pobreza tem só e apenas a ver com a omnipresença do Estado/Região/Autarquia em tudo quanto são decisões económicas e relaccionados com o investimento privado.

Sem comentários:

Arquivo do blogue