4 de junho de 2007

Uma reflexão que urge ser feita

Leio hoje no Açoriano Oriental uma notícia (infelizmente apenas disponivel para assinantes) sobre o baixo rendimento dos pescadores e pergunto-me: De quem é a culpa?
Em primeiro lugar, importa não generalizar. Há pescadores e empresas armadoras que aplicaram e aplicam a lei de 1997, são poucas mas existem e são essas mesmas que são perseguidas pelo poder instituindo (contra-senso não é? Pois é.)
Eu diria que a culpa é dos mesmos que há mais de 30 anos lideram o associativismo no sector e que, por serem miserabilistas defendem até à exaustão uma frota obsoleta e incapaz e gerar os rendimentos suficientes para os profissionais do sector viverem com dignidade (a não ser que para essa gente viver com dignidade seja viver de, mão estendia para a esmola do orçamento). Têm sido sempre os mesmos, rodam entre si, ora do Sindicato para a Cooperativa ora da Cooperativa para a Federação, mas a verdade é que os pescadores e armadores têm que parar para pensar se estão e se têm sido bem representados nos últimos 30 anos. O Sr. Subsecretário das pescas (tal tarouco) diz que sim, as notícias, infelizmente negam-no.
Só para poderem avaliar dos rendimentos de uma tripulação das tais que aplicam as leis todas, o vencimento mais baixo declarado ao Centro de Prestações Pecuniárias da Segurança Social é de 1900,00€ mês, a isso acrescem os dias de folga trabalhados e os premis de produtividade que sã calculados de acordo com o produto da venda do pescado em Lota.

Sem comentários:

Arquivo do blogue