21 de junho de 2007

Post com três títulos e sem nenhum.


Quando a manhã mostrou a fronha hoje e vi o nevoeiro descer fechando a vista do monte da Espalamaca, cuidei que tinha trazido outra vez o mau tempo para a Horta. A cidade dos iatistas do Peter e de todas as centralidades desperdiçadas e perdidas num tempo que foi de cabos submarinos, parecia-me mais uma Penzance na Cornoalha ou uma Cork no Sul da Irlanda do que a nossa cidade do mar.
A descarga foi rápida, começamos pelas 3horas e às 10 da manhã estava tudo pronto, Listo como dizemos nosotros.O Pinho que é de Vila do Conde diz que estamos safos, o Marco que é da Lagoa diz que está tudo amanhado, O Sr. Belarmino, que é de São Nicolau, diz, ou melhor entrediz, que para a semana há mais. Não sei como dizem os Mauritanos e os Marroquinos, amanhã tenho que perguntar-lhes. Somos uma mescla de raças e de nações mas somos uma grande equipa de trabalho e quando cada uma faz a sua função com brio e dedicação, tudo corre bem e os resultados estão à vista.

Se "a Baleia é o Boi do mar", estes Chernes são as vacas. Sim Vacas, é assim que chamamos, na gíria, a estes bichos de olhos esbugalhados quando são grandes. O Juan grita do covés , “vem vaca”. Está tudo a postos e caem estas bizarmas dentro dos carros de transporte.
Aos poucos o dia vai-se compondo. Sinto-me cansado, a idade já não dá para manter estes ritmos. Vou para casa.

Finalmente foi verão na Praia da minha nova Freguesia. Ouço lá em baixo uma algazarra, treinam-se marchas para a noite de São João. A da Praia do Almoxarife é a melhor. Sim, só porque é a marcha da minha freguesia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue