13 de abril de 2007

Açores não são paraíso ambiental

O risco de extinção de algumas plantas endémicas e o depósito de lixo na costa e zonas verdes são aspectos que colocam em causa a conservação da natureza e do ambiente.
Ainda que o possam parecer, os Açores não são um paraíso ambiental. "Não podemos confundir 'beleza natural' com um bom estado de conservação da natureza", afirmam Maria Ventura e Regina Cunha, docentes na Universidade dos Açores e investigadoras do Centro de Conservação e Protecção do Ambiente. "Se pensarmos que uma das nossas riquezas ambientais são as plantas endémicas (espécie endémica é aquela que é única de uma dada região do planeta), verificamos que nenhuma delas é usada sequer como cartaz turístico da Região, preferindo-se apresentar plantas introduzidas, como a hortênsia, por ser bonita e abundante no Arquipélago." Pelo contrário, referem, "as plantas endémicas encontram-se ameaçadas em todo o Arquipélago, tanto mais quanto maior for o grau de desenvolvimento das ilhas".
A ler, na integra na edição desta semana do semanário Expresso das Nove.
Há quanto tempo ando eu a dizer isto mesmo aqui neste humilde blogue?
Na verdade, os Açores e mais própriamente São Miguel, está mais próximo de uma enorme lixeira a céu aberto do que de um paraiso ambiental.
Merecemos, dirigentes regionais, autarcas, oposições e cidadadãos melhores.

Sem comentários:

Arquivo do blogue