23 de junho de 2004

A Nação Açores?

Sou obrigado a concordar com o comentário do JVC no meu "Post" a abaixo. A natureza do tema e o respeito que nutro pelo seu autor, merece resposta em forma de entrada e não como simples comentário. Quem sou eu para discordar do Houasis.
Contudo, mesmo numa leitura mais abrangente dos conceitos de Nação que guardamos inatos. Os Açores são, de facto, uma nação, sem Estado, sem língua própria, sem indígenas, mas uma nação cultural, como é Cabo Verde, ou São Tomé e Príncipe, exemplos que nos são próximos. Se quisermos ir buscar exemplos mais longínquos eles abundam no Pacifico ou nas Caraíbas, Trinidad e Tobago, Grenadinas, Hawaii.
Não existirão muitas dúvidas sobre a existência de uma cultura Açoriana, que nada tem que ver com a bruma, a Ilha o mar ou a gaivota, mas com uma miscelânea de tudo isso, uma cultura plena de cheiro a mar e a uma religiosidade muito própria, plena de ritos de caçadores de baleias e de atuns, de vulcões e terramotos. Somos Ilhéus. Somos um Povo feito de Portugueses do Algarve e de Trás-os-Montes e de Bretões e de Flamengos e de outras importações mais recentes.
Até a nossa enxada (sacho), a nossa forma de trabalhar a terra é diferente do que se vê pela Península fora. Temos o Roxo. Até a nossa Saudade é diferente. Temos a nossa gastronomia, temos o nosso falar.

Sem comentários:

Arquivo do blogue