14 de junho de 2004

Ao trabalho

O Partido Socialista Ganhou as eleições Europeias, no Continente e nos Açores e como já foi lembrado algures pelo André Bradford, em alguns bastiões do PSD. Parabéns.

No seio da Coligação PSD/CDS, nada como reflectir sobre estes números, mesmo que incómodos, transportá-los para a realidade vindoura das eleições regionais como simples instrumento de trabalho, não é disparate nenhum. Meter a cabeça na areia não vai, certamente, ajudar em nada. A coligação Força Portugal, valeu menos do que o somatório do eleitorado tradicional dos dois partidos. Certo é que, alguma abstenção terá para isso contribuído, mas não terá contribuído tanto como os tiros nos pés dados durante a campanha eleitoral ou a situação económica em que o país se encontra.

Vamos a ver se os responsáveis pelo PSD e pelo CDS, deixam de trazer à Região Ministros e Secretários de Estado e se Vítor Cruz deixa de falar, aos açorianos, em nome da Nação e dos seus correligionários do "Contenente".

São Miguel, Terceira, Graciosa e Santa Maria, são as Ilhas onde a coligação mais terá que repensar as suas estratégias e melhorar as suas performances para inverter a tendência que os resultados de ontem deixam antever. Bem sei que as Eleições europeias são diferentes das regionais mas os resultados de ontem não deixam de ser uma sondagem bem mais credível do que qualquer outra que fosse feita pelo telefone ou por inquérito de rua.

Vamos ao trabalho, dignificando a politica Regional e transformando os Açores num lugar onde se debatam as questões regionais, longe das tricas com Lisboa e longe dos bairrismos entre as Ilhas. Espero que a pré campanha e a campanha para as Regionais de Outubro sejam mais construtivas do que foi esta última e que a participação do eleitorado reflicta os resultados dessa diferença.

Sem comentários:

Arquivo do blogue