8 de janeiro de 2004

Niguém quer mudar as regras do jogo

Caro amigo André, mesmo no passivo, gosto sempre de discutir estas coisas. Tu mesmo, agora no activo, quantas vezes no passivo as discutiste comigo no activo? Pareço a Zézinha Nogueira Pinto.
Estou de acordo contigo, também sabes que no activo estive muitas vezes em desacordo com o Sr. Pinheiro. O Sr. Pinheiro tem ideias de esquerda e um discurso dúbio, eu sou assumidamente um liberal em termos económicos e um conservador naquilo que é bom.
O tema do sistema eleitoral nos Açores é dos mais irritantes com que me debati desde que me interesso por estas coisas.
Repara: todos os partidos dizem que está mal e que é preciso mudar; todos os partidos apresentam na ALRA propostas que de ante-mão sabem não são aceitaveis nem consensuais.
Conclusão: Niguém quer mudar o sistema porque dá jeito a todos.
Por exemplo o PCP há dias apresentou um ante-projecto que na sua filosofia é muito semelhante ao que Eu e o Sr. Pinheiro e o Carteiro do Corvo (G.P do Partido Popular) apresentamos na legislatura 1996/2000. Na altura o PCP não foi capaz de concordar connosco.
Apenas uma pequena confissão: Um dia em conversa nos passos perdidos, quase no final da legislatura, quando já não havia nada a fazer, José Decq Mota disse-me que na generalidade concordava com a nossa proposta, por garantir a proporcionalidade, mas que a mesma assentava no aumento no número de deputados e na criação de um 10º circulo eleitoral para aproveitamento dos votos sobrantes e que isto não é aceitável pela grande maioria da opinião Açoriana.

Sem comentários:

Arquivo do blogue