30 de abril de 2006

Casa de São Pedro-Stª Maria-Açores

Na infância e até na adolescência, a equitação ocupou grande parte dos meus tempos livres. Com a idade e a falta de tempo, hoje praticamente só monto a cavalo quando estou sem Santa Maria graças à amabilidade do Centro Equestre de São Pedro com quem tenho colaborado na medida do que sei e posso.
Um investimento privado, altamente louvável que trouxe à Ilha de Santa Maria os desportos equestres.
Na verdade, nas palavras sábias de Buffon, o cavalo foi "a mais nobre conquista do Homem", a sua domesticação pode talvez equiparar-se à invenção da máquina a vapor no despoletar a Revolução industrial ou à fusão nuclear no crescimento da economia à escala global nos nossos dias.
Hoje porém, salvo em regiões do planeta de muito difícil acessibilidade e bastante atrasadas, o cavalo é utilizado apenas para fins lúdicos.
A equitação, esse desporto, ciência e arte tem ainda efeitos terapêuticos extraordinários principalmente no tratamento de doenças do foro psicológico ou motoras.
Na Casa de São Pedro, na Ilha de Santa Maria, também se faz hipoterapia além de estar a construir-se neste momento uma quinta didáctica para apoio às escolas locais e ao sector emergente do turismo. Também neste novo sector da economia açoriana, realce para o Restaurante Rosa Alta, também instalado à entrada da Quinta que neste momento está a sofrer obras de ampliação e que é seguramente um dos melhores lugares para comer na Ilha.
A tudo isso, pode ainda juntar-se a componente marítima do negócio, onde a família se dedica ao aluguer de barcos Para pesca desportiva, Big Game fishing e Wale Watching.

Tudo isso, graças ao empenho e dedicação do Dr. Luís Barroco, um médico obstetra de Lisboa que escolheu Santa Maria como residência quase permanente e onde estão a maioria dos seus filhos a colaborar.
Por tudo isso e por mais razões que não cabe aqui dizer.
Obrigado Dr. Luís Barroco.

Sem comentários:

Arquivo do blogue