1 de julho de 2020

E as elites?




Nos pequenos poderes, nas pequenas e grandes corporações, associações e federações, nos partidos, sempre nos mesmos partidos, temos tido nos Açores uma tendência para perpetuar poderes, grandes e pequenos poderes. E onde param as elites que possam questionar essa espécie de "unanimismo" em volta sempre dos mesmos “grandes lideres” ? Onde está o exercicio de cidadania que nos permite olhar criticamente para o rumo que tomam as nossas Ilhas? Prostrados sobre a gamela do estado/região,  os dirigentes vão ficando no poder tanto tempo e vão criando as suas clientelas que "papaguieiam incansávelmente" a narrativa de que as alternativas não são fiáveis e que apesar da alternância ser salutar não basta mudar é preciso mudar para melhor. Foi essa atitude letárgica e reaccionária que nos trouxe à cauda de uma Europa  e nessa derradeira parte teimamos em ficar. Somos pobres mas achamos que temos muita qualidade de vida e que isto por aqui é fantástico. Somos pobres porque a elite que nos governa há mais de 40 anos é constituída, na sua grande maioria, por bárbaros travestidos de gente que nem vota.

In jornal Açoriano Oriental edição de 30 de Junho de 2020

2 comentários:

Paulo Ferro disse...

Desde miudos que nos transmitiram o voto na esquerda ou na direita ...quando na realidade, o momento atual não é uma questão de direita ou esquerda...a questão é se queremos ir para cima ou se de facto vamos para baixo em queda livre onde apenas uma minoria se salvará!Visto de outra forma, se quem nos governa á esquerda não tem conseguido libertar-nos da cauda, este insucesso por sua vez deve-se mais do que nunca de uma inexistente oposição de direita!Se a esquerda está cansada ou esgotada, como desejarem interpretar a ação governativa, esta adjetivação deve-se sobretudo a uma oposição frouxa e sem argumentos! Faz falta quem 'fogotabrase' dê um murro na mesa, quem de uma vez por todas dê o peito às balas e projete as nossas ilhas para a sustentabilidade! Não podemos continuar a pensar que é esquerda ou direita a questão! É para cima ou para baixo até ao abismo!

Nuno Barata disse...

Paulo, presumo que a frase:"Faz falta quem 'fogotabrase' dê um murro na mesa, quem de uma vez por todas dê o peito às balas e projecte as nossas ilhas para a sustentabilidade! Não podemos continuar a pensar que é esquerda ou direita a questão! É para cima ou para baixo até ao abismo!" seja um incentivo uma maior participação cívica da minha pessoa o que me deixa de veras lisonjeado. No entando, devo lembrara que o nossos sistema assenta num monopólio de propositura dos partidos políticos e esses fecham-se a círculos muito restritos de amigos. QWuem tenta agitara água é ostracizado e posto de lado. isso explica muita da nossa pobreza. O problema não está na Direita ou Esquerda , está no "capitalismo clientelar" que não tem cor partidária nem ideologia. Abraço. Barata.

Arquivo do blogue