30 de janeiro de 2019

Turismo não ATA nem desATA!


Nas nossas vidas, nas famílias, nos negócios como na gestão da coisa pública, não existem inevitabilidades, caminhos únicos, soluções milagrosas. Tudo pode ter rumos diferentes desfechos diferentes consoante o que fazemos ou até mesmo o que deixamos de fazer. Não raras vezes, até não fazer nada e deixar correr as coisas aos sabor dos que vão fazendo é a melhor solução,

No entanto, em turismo, há uma verdade insofismável: por mais oferta que exista e por mais apetecível que seja um destino, esse jamais poderá perder notoriedade. Não há destinos (produtos) consolidados na indústria a que nos referimos.

Manter a notoriedade do destino (produto) Açores só é possível com um investimento permanente, regular e dinâmico, no que às ofertas concerne, na promoção do mesmo. Esse investimento requer a existência de uma entidade como a ATA-Associação de Turismo dos Açores uma vez que, mesmo em termos de financiamento e de relacionamento com o Turismo de Portugal, é imperativa a existência de uma associação regional de promoção turística (ARPT) por forma a haver um interlocutor único.
A anunciada saída do Governo dos Açores e dos chamados sócios institucionais (os que ficaram, e bem, ficaram como simples sócios como sempre deveria ter sido com todos), de membros da ATA retira peso institucional a essa associação bem como lançou suspeitas, bem fundadas, de que o Governo estava a abandonar um “barco” a afundar-se cujo timoneiro foi ele próprio. “O Comandante é sempre o último a abandonar o navio”, a não ser que se considere incompetente para o comandar.

Os Açores, ao contrário do que está anunciado e publicado e replicado à exaustão em discursos políticos, sítios da internet, brochuras e outros materiais produzidos pela ATA, não são um ”destino turístico de Natureza”. Não repitam nem insistam nisso. Não somos uma Costa Rica, uma Patagónia ou um Kruger Park. Somos um destino onde é possível desfrutar de lugares edílicos em que apenas se ouvem os pássaros e 15 minutos depois estar num bom espaço urbano, bem sentado, bem servido e em plena segurança. Os Açores são um destino único, um destino onde é possível desfrutar de um excelente equilíbrio entre a natureza e a paisagem humanizada, essa é que é a nossa grande vantagem comparativa.

Para que esse potencial seja transformado em riqueza é preciso ainda e permanentemente percorrer um longo caminho. Não faltam destinos turísticos muito visitados e que estão cheios de pobres e onde a população não consegue sair do limiar dessa pobreza. Só faz sentido esta indústria se for para melhorar as nossas vidas. Para tal temos que continuar a investir na promoção, na notoriedade mas também na sensibilização ambiental. Não somos nem de longe uma região sustentável nem o nosso turismo anda lá perto. Importa investir mais e isso só se faz com o Governo e os empresários no mesmo comprimento de onda.

É urgente desatar o que está atado na ATA.

Dusseldórfia, 25 de Janeiro de 2019



In Diário dos Açores, edição de 27 de Janeiro de 2019

1 comentário:

Clipping Path Quick disse...

I gotta bookmark this website it seems extremely helpful very useful. Thanks

Arquivo do blogue