4 de julho de 2013

Somos herdeiros das revoluções atlânticas, felizmente.

Hoje, 4 de Julho, comemora-se a passagem de mais um aniversário da constituição dos Estados Unidos da América. Daqui a 10 dias estaremos a comemorar o feriado nacional francês, a tomada da bastilha a 14 de julho de 1789, dez anos depois da Revolução Gloriosa que originou capitulação de Jaime II de Inglaterra e do fim da dinastia Stuart com o culminar da chamada Bill of Rights, ao fim do absolutismo em terras de Sua Majestade e ao início de uma prática política e um regime de subjugação do monarca às leis imanadas do parlamento que que havia começado com Cromwel em 1649 e que se consagrou depois de 1689 e permaneceu com notório sucesso até aos nossos dias.

Estes três marcos, também conhecidos como revoluções atlânticas, foram o rastilho e a semente para incremento das democracias parlamentares que hoje conhecemos no ocidente. Embora na Europa se aponte muitas vezes a Revolução Francesa como revolução fundadora do liberalismo e da democracia ou das democracias liberais se assim se entender chamar, facto é que esta foi a última das três revoluções e o seu "jacobinismo" e o seu carácter radical inspiraram revoluções antidemocráticas como foram os casos conhecidos na Ibero-América e até o caso português da chamada Primeira República.


Celebremos, por isso este 4 de julho, como símbolo da liberdade, do liberalismo e da democracia e saudemos Guilherme D’Orange e os seus seguidores por terem materializado em governos e sistemas políticos nacionais e internacionais aquilo que os filósofos políticos do seu tempo se deram ao trabalho de pensar e transmitir, com especial relevo e destaque para os contratualistas, Thomas Hobbes (1588-1679),John Locke (1632-1704), Montesquieu (1689-1755), Jean-Jacques Rousseau (1712-1778).


Se somos herdeiros dessas revoluções atlânticas? Claro que somos, ainda não fomos foi capazes de transportarmos para a nossa ordem política, para a nossa ordem social essa carga genética.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Nuno

um excelente e muito bem escrito post.

abr
z



Anónimo disse...

z=ezequiel

Anónimo disse...

vou escrever uma coisita sobre este teu excelente post.

abraço
ezequiel

Nuno Barata disse...

Thanks, apesar das gralhas e das palavras repetidas.

Arquivo do blogue