29 de junho de 2011

Mais um ano na rede.

Passou mais um aniversário do Fôguetabraze e nem me dei conta. São oito anos fazendo este blogue com altos e baixos, momentos de gloria e outros de alguma indignidade. Pois é assim que vai a blogosfera feita nos Açores, vai ao ritmo do verão, da espuma dos dias.
 Em Junho de 2003, logo depois do fim do Coluna Infame que teve direito a notícia de primeira página no jornal Publico, dei inicio a este espaço de desabafos e reflexões. Por aqui andei sozinho até que em Novembro do mesmo ano descobri que era lido por uns “gaijos” que também tinham um blogue chamado :ILHAS. Através deles descobri o Entramula do Mário Roberto e do Francisco Botelho. Pode dizer-se que esses são os 3 blogues fundadores daquilo a que um dia chamei de “blogosfera de endemismo açorico”. Sobre os blogues,  tive ilusões desilusões contra-tempos e  ventos a favor. Umas vezes à bolina outras com vento de nariz fui fazendo o que sabia e podia. Hoje não tenho dúvidas, o panorama político e cultural dos Açores era diferente sem estes 3 pioneiros.
Tenho ponderado bastante o regresso ao espaço de comentários nesta casa, um pouco por causa dos prevaricadores e cobardes, ficou por debater muita coisa que poderia tê-lo sido num clima de critica mas de respeito.
Nesse particular, 2004, 2005 e 2006 foram anos dourados para a blogosfera feita nos Açores e para isso contribuiu a visibilidade que a RTP-Açores entendeu dar a alguns bloggers, primeiro através do programa “Choque de Gerações” e depois com o “Língua Afiada” (passados tantos anos ainda me param na rua para falar desse programa). É com  saudade e emoção que recordo os meus desaguisados com a Maria do Céu Rego Costa (R.I.P.) que foi a pessoa que mais posts me dedicou, ou com o André Bradford, sempre com a maior justiça e respeito mesmo quando as coisas estavam mais "azedas".
Para o passado ficam as recordações, para o futuro haverá de ser o que for, com mais ou menos tempo, com mais ou menos auto-censura, com mais ou menos assunto, não interessa, o que interessa mesmo é que este blogue vai continuar por aqui nem que seja em banho-maria e à espera de melhores dias.

7 comentários:

Anónimo disse...

Bem fizeste em voltar a abrir os comentários.Já deves ter dado conta dos comentários jocosos que pairam na cidade, sobre o desaparecimento dos mesmos, depois desta nova actividade profissional.
Aprovar comentários é o teu direito, mas muito se soube da podridão da nossa política e políticos através deste teu blog. alguns acagaçaram-se e arrepiaram caminho à conta disto.
Felicidades, apesar de achar que podías ter esperado pelas eleições.

Anónimo disse...

Parabéns dr. barata

Anónimo disse...

Acham que te calaram !E só uma questão de tempo .Bem sei que estamos na VENEZUELA !

Anónimo disse...

E MISTER CÉSAR NÃO APROVA !

Anónimo disse...

Nada se faz sem que se seja alvo de comentários ou outro tipo de reflexões. Desafios e empreendedorismo são, por vezes e para algumas pessoas, amargos de boca. Diz o povo (e bem) que "vozes de burro não chegam ao céu". Faço votos que este teu novo desafio seja mais uma etapa conseguida... por muitos e bons anos.
Abraço

carlos rodrigues disse...

Nuno,

No worries.
Há mais marés que marinheiros.

No explanations required.
O homem que se é, precisa de muito mar na praia para se deixar apagar na areia.

Saudades,

Anónimo disse...

Os tempos de Gloria da RTP Açores quando ainda era dirigida por alguem não se deixava levar por partidos ou amizades...

Arquivo do blogue