11 de março de 2011

Mais uma vez no bolso dos Portugueses.

Vêem aí mais cortes orçamentais e mais medidas recessivas. Parece não haver mais nada a fazer. O estado que tem património abandonado a ser mal gerido pelo sector empresarial do mesmo estado, vai tentar ir buscar recursos a quem já não tem mais por onde se espremer e continua a ser magnânimo com os estabelecidos. Este não é um problema deste Governo ou deste PS, é transversal à sociedade portuguesa onde se instalou um regime do quem mais pode.
Cortar nas reformas mais altas, tal como foi cortar nos salários mais elevados é uma medida justa. Contudo, é uma medida altamente penalizadora da economia. Não se podem tomar medidas desta natureza e anuncia-las num mesmo documento onde se diz que se vão dar incentivos à economia. As medidas anunciadas hoje e que podem ser lidas  aqui, são altamente penalizadoras não só para as finanças familiares mas essencialmente com repercussões negativas enormes quer na economia quer no sistema financeiro.
É dos livros e das estatísticas que os principais aforradores são os reformados com pensões acima dos 1500,00€. O Ministro sabe-o, leu os quadros do banco de Portugal e então viu ali um filão onde ir buscar mais algum com a vantagem de poder chamar-lhe diminuição da despesa quando na verdade é carga fiscal e logo medida de controlo orçamental pelo lado do aumento da carga fiscal e não pelo lado da diminuição da despesa. Tenho, alias, muitas dúvidas que o País aguente mais uma diminuição da despesa pública, mas isso são contas para outro rosário.
Sendo verdade que (lê-se no mesmo documento datado de hoje) que serão tomadas medidas para “ reforço e estabilização do sector financeiro” essa estabilização faz-se com o recurso à compra de dinheiro a baixo custo por parte da banca e consequente entrada desse dinheiro no mercado e logo na economia. Isso faz-se, principalmente, pela via do que se lê mais adiante no mesmo documento e que é facilitando “as decisões de poupança, nomeadamente encorajando as poupanças automáticas das famílias”. Pergunta-se, porém:
Que poupanças?
Quem está em condições de poupar?
Poupar o quê se o que ganham dão dá para os compromissos já assumidos e que se viram aumentados exponencialmente nos últimos meses?

5 comentários:

The game is over! disse...

O Dr. Cãotribuinte previu tudo isto.

A esta hora ele deve estar em Joannesburgo, Miami ou Mónaco, a rir-se dos pobres portugueses que não tiveram e continuam a não ter juízo!

Anónimo disse...

O Dr.cãotribuinte é o cão de estimação da Merkel.

A Matemática não é uma Batata! disse...

Redução de salários; redução de pensões; subida de juros; falências; escassez de crédito; aumento de impostos; despedimentos na função pública; desemprego; miséria,etc.etc, tudo isto foi previsto e diagnosticado pelo Dr.Cãotribuinte.

E apareciam aqui uns javardos a dizer que o homem era doido ou zandinga!

Anónimo disse...

O Cãotribuinte não era cego- o problema é que , mesmo já na tragédia, há muitos chuloxialistas que acham que Sócrates e o seu fiél apoiante, devem continuar porque estão muito bem e recomendam-se e que há gente que o que é é amargada.

Preparem-se para o velório (chuloxoxialistas vão pensando noutra alternativa- "vão ao Tota!")!

Anónimo disse...

Já vem novo PEC- Socrates vai reduzir o Estado Social a uma anedota.

Apesar do socialismo vir a desaparecer, os socialistas continuam a criticar a ideologia de direita e a recitar que são pelo estado social- homessa!

Se isto não é cinismo é doença!

Entretanto, aqueles que criticaram o cãotribuinte, que desde 2008 vem vaticinando, dia a dia, que isto é um circo ,diziam que era um amargado, estão calados que nem mudos.

Já se sabia que este tipo de socialismo, que confunde solidariedade social com a caça ao voto e com a formação de pessoas que para a mais pequena coisa dependem do estado, só nos levaria à ruina.
Entretanto, Cesar, só com a última medida, agrava o défice estrutural em 9%- home ainda não deu para ver?

Passos Coelho já disse que não vai em mais cantigas- socialistas de lá e de cá- preparem a missa do setimo dia- PASSA FORA!

Arquivo do blogue