3 de setembro de 2005

Seguindo a tradição FACTOS 7

Silly season
Ou o País tontinho

Eu julguei que era culpa do Santana e do Portas, que era por causa do abandono de Barroso ou pela intransigência de Ferreira Leite. Eu julguei que o ciclo económico tinha entrado em recessão durante o chamado "Pântano Guterrista". Eu julguei mal. Julguei muito mal.
Afinal é o País que está é tontinho. Sim porque só num país tontinho se resolvem os problemas adiando os mesmos, Só num país tontinho se tratam os assuntos sérios com a ligeireza com que se os trata em Portugal. Só num país tontinho pode passar pela cabeça de alguém a possibilidade de Mário Soares voltar a ser candidato a Presidente da República. Muito mal vai o país dos políticos, o país das guerras palacianas dos passos perdidos do Share e dos reality show, das novelas da TVI e dos concursos para gente culta que só demonstram bem o quão inculto é o nosso Povo. Muito mal vai o País do Tino de Rãs, da Lili Caneças e daquele gajo que julga saber cantar fados mas que descende de uma dinastia de canas rachadas. É um Portugal em permanente estação tontinha.
Estamos todos tontinhos. Há dias, numa entrevista a um Jornal de referência, o Chefe do Circo, José Eduardo Moniz, dizia que tínhamos uma televisão melhor do que o País. Eu queria acreditar o contrário .Queria que o meu País fosse bem melhor do que a televisão do Sr. Moniz mas para isso teria que emigrar. Afinal o meu País é o País do prime time da TVI.
Os telejornais que outrora eram feitos das novidades da politica nacional e internacional, transformaram-se em cloacas por onde são lançadas noticias bombásticas com pouco fundo de verdade e com muito de maldade.
O País tontinho, fica atónito com a demissão de um ministro, mas logo se esquece e embarca numa espécie de limbo pré-jurassico com a hipótese de candidatura presidencial de Mário Soares. Temos o fim do terrorismo à vista. O Presidente da República Portuguesa vai dialogar com Bin Laden.

Por cá a coisa não vai melhor. Nestas Ilhas de Nosso Senhor Jesus Cristo, a silly season começa mais cedo. Passado que é o Domingo de Páscoa, entramos nos preparativos para a primeira dominga e com Espírito Santo, toiros, o Senhor Santo Cristo e uma parafernália de artistas populares, até nos esquecemos do défice, dos 2% a mais no IVA, do aumentos das prestações da casa e do carro, do congelamento do salário e lá vamos cantando e rindo a fingir que tudo vai bem. Em ano de eleições a "estação tontinha" enche-se de eventos tontinhos e desnecessários, a cultura serve de desculpa e argumento para erguer um palco em qualquer lugar e contratar uma qualquer vedeta da música pimba para animar meia dúzia de horas e de outras tantas cervejas os tontinhos que vão ser sábios na hora do voto.
De arraial em arraial, de município em município, uns mais falidos outros menos falidos mas todos falidos, não faltarão copos e petiscos, afinal falamos do Povo, deste povo ao qual nos orgulhamos de pertencer e para manter esse povo bem caladinho não há nada como seguir os ensinamentos que nos vêem da antiga Roma. Pão e Circo ou melhor panem et circensis
Boas férias

Sem comentários:

Arquivo do blogue