Nápoles é uma cidade industrial e comercial, quase totalmente dominada por máfias. A máfia napolitano, em certas épocas, tem sido mais temida e sangrenta do que a Camorra Siciliana. O Porto de Nápoles, o segundo maior em tráfego de toda a Itália, apenas ultrapassado pelo de Génova, é uma importante entrada e saída de turistas, bem como um entreposto de distribuição dessa indústria para as Ilhas vizinhas de Capri e Itchia, estâncias turísticas mediterrânicas. De Nápoles saem quase de cinco em cinco minutos Ferries e pequenas embarcações rápidas a hélice um "hydrofoil", em direcção às ilhas contíguas.
Vejo ao fundo o Monte Vesúvio, cuja catastrófica erupção no ano 79 d.C. soterrou com uma camada de cerca de seis metros de cinzas e pedra-pomes toda a cidade de Pompeia.
Pompeia fica a cerca de 40 km de Nápoles, durante aproximadamente de 2 horas podem percorrer-se parte das suas ruínas, num passeio pedestre com cerca de 3 km sobre terrenos irregulares e empedrados.
Nápoles foi inicialmente, século VII a.C. uma cidade de colonizadores gregos chamada paleopolis (cidade das pedras). Mais tarde foi chamada de Neapolis, também do Grego, cidade nova. Durante o Império Romano, foi cidade de veraneio graças ao seu clima ameno (temperado mediterrânico). Com a queda do Império em 476 d.C. o seu domínio foi disputado por quase todos os Povos que por aqui andavam, Godos, Bizantinos, Lombardos, Normandos e Alemães. Durante a idade média, todos exerceram domínio sobre a cidade. Em 1442 Nápoles cai sob domínio espanhol e assim se manteve durante cerca de 250 anos.
Em 1734 Nápoles tornou-se a capital do Reino das Duas Sicilias. No decurso das guerras napoleónicas (1799-1814) a cidade esteve sob domínio do Imperador Francês que colocou aqui o seu irmão José. Em 1815, com a queda de Napoleão, a cidade voltou ao domínio dos Borbon. Só em 1860, passa a fazer parte do reino de Garibaldi.
Durante a segunda Grande Guerra a cidade foi fortemente bombardeada e parcialmente destruída, tendo sido reconstruída e tendo recuperado muito rapidamente a sua influência o que a tornou na Capital da Itália do Sul.
Em 1980 sofreu com um enorme sismo que destruiu grande parte da zona histórica hoje totalmente reconstruída.
Hoje saímos daqui navegando junto á costa oeste da Itália, atravessaremos o estreito de Messina, entre a Sicília o continente (ponta da bota) e subiremos, de novo, ao longo da costa leste com destino a Veneza.
24 de setembro de 2005
Diário de Bordo-Nápoles
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