16 de outubro de 2012

Na República das bananas...


 

... o CDS-PP, acusado que está de conluio com o PSD e de estar oportunisticamente no governo,  deveria deixar a coligação e abster-se na votação do orçamento de Estado para 2013. Deixava a “batata quente” nas mãos do Partido Socialista e demarcava-se de Passos Coelho e Vítor Gaspar. Isso sim era seria uma atitude oportunista de Paulo Portas. Este povo já provou que não quer fazer sacrifícios. Não me admirava nada se voltassem a votar no Sócrates, não chegamos (nós país)lá dessa maneira.

28 comentários:

Anónimo disse...

isso sim SERIA...

a ERA vende casas

Carlos Fonseca disse...

Se o CDS se abstiver, o Orçamento passa. Os partidos de esquerda não têm votos suficientes para o chumbarem.

Anónimo disse...

Se o CDS sair da coligação e se abstiver, não me admira nada.

Um país faz-se com gente responsável, que põe a sua pátria à frente de tudo. Não é a primeira vez que o CDS pensa primeiro lugar no seu líder, em segundo lugar em si, e, num lugar muito lá no fim, no país e nas pessoas.

A apologia da irresponsabilidade tem limites. Um partido é um partido. Não passa disso mesmo. Um país é uma pátria, que devia estar acima de tudo!

Anónimo disse...

Caro Nuno Barata
Este Post não sei se é de um texto seu, se é de outra pessoa, se é de outra pessoa, devia ser identificado o autor, se é seu, é uma face de um autor "totalmente bi- polar" no que respeita ao governo de Passos Coelho, umas vezes é apologista da violência contra o governo do PSD/CDS, e agora vem o "choradinho" porque o governo pode cair, mas será que que as pessoas não têm um mínimo de coerência?
Um governo tão mau como este, só pode criar mais dificuldades ao País se continuar, ninguém pode esperar que esta austeridade possa trazer mais do que mais recessão e com esta mais desemprego, mais divida e miséria para o Povo, que podemos esperar que impeça de correr-mos com este Governo de desgoverno?
O CDS faz papel usual de oportunismo eleitoral, e tenta a todo o custo fazer um truque de ilusionismo que permita continuar a defender este governo, ao mesmo tempo que finge preocupar-se com os contribuintes, com os reformados e com os velhinhos, que lhes deram os votos...
Nem o PSD nem o CDS nem o capital que muitas vezes finge estar do lado dos trabalhadores, quer outra coisa do que aumentar a exploração do Povo trabalhador, diminuindo os seus vencimentos e os seus direitos laborais de forma a que estes sejam mão de obra barata e dócil, ao seu serviço.
Só o povo trabalhador pode lutar contra este governo e por outra politica que salva o País e reponha o poder de compra dos trabalhadores...
A troika é um fantasma que serve para conseguir o desiderato de transformar os trabalhadores em escravos segundo a "parvoeira" de que só existe a receita da troika.
Açor

Anónimo disse...

Agora reinventou-se a bipolarização como bode expiatório dos desaires eleitorais daqueles que não conseguem polarizar nada. E dizem-no com tamanha convição como se este fenómeno fosse um defeito da democracia. Basta! É por estas e por outras mentiras e hipocrisias políticas que os votantes não têm duvidas. Votam em quem querem e pronto. Demitem-se e talvez volte vida ao pântano político que criaram.

Anónimo disse...

As pessoas são muito mais espertas do que certa escumalha da politica julga.
Votaram de forma bipolar, e depois?
É porque os pequenos partidos não apresentaram alternativas decentes e não merecem confiança.
A atitude do Sr. Portas, que anda à chuva e diz que não está molhado prova isso mesmo. Então merece confiança um homem que depois de estar em conselho de ministros vem cá para fora fazer politica oportunista, contando o que lá fez armando-se em bom da fita, enquanto os outros o Gaspar e o Coelho, é que são maus? Que raio de postura é esta?
Felizmente aqui nos Açores esta gente não faz parte da decisão. Graças à sapiencia dos eleitores.

Anónimo disse...

Caro anónimo
Que sapiência é esta de escolher sempre PS e PSD?
Será que a realidade económica e social dos Açores é radiosa?
Vá aos Açores reais e veja(tal como em Portugal, onde estes dois Partidos se alternam)o fenómeno que é, a mais pura indigência que assola o Povo, enquanto os poderosos e estes políticos acham "indigno" andar de Clio,( que é pago pelos eleitores)...
Se os pequenos partidos têm insuficiências, será que estes dois partidos não têm?
Se os dois partidos não fossem falados na comunicação social como imprescindíveis, será que tinham a mesma força?
Quem criou a divida que nos colocou de tanga?
Critique à vontade os pequenos partidos, mas se não fizer o mesmo a quem nos (des)governa, comporta-se como: Ou um cidadão desinformado, ou como um alinhado acrítico...
A ideia não é conformar-se com o que existe, mas sim transformar para melhor a realidade.
Independentemente disto penso que nas actuais condições a votação no PS foi acertado.
Saudações Açor
Saudações

Anónimo disse...

Caro Açor

O Barata tem toda a razão.

Uma queda do actual governo seria um perfeito desastre.

Sabe porquê?

Porque o dinheiro que o estado Português usa para pagar médicos, polícias, etc resulta, em boa parte, da venda de dívida Portuguesa a investidores internacionais (entre eles, estados com Fundos Soberanos, como a Noruega, a Arábia Saudita, China etc)

Se estes investidores e entidades se deixam contagiar pela percepção de que Portugal é tal e qual a Grécia...eles, investidores, deixam de nos dar papel. Isto não é uma teoria da batata doce. É uma possibilidade real.

Em termos de capacidade política este governo tem sido um perfeito desastre.

Mas a realidade é que o estado está falido. Obter fundos? Se não for pela TSU será doutra forma, tal é o desespero. A verdade contabilistica parece ser esta: não se pode reduzir o deficit só com cortes de despesa (não há fórmula que nos socorra aqui).

Impostos. O absurdo: taxar um povo de tesos.




Não se trata de ser um "alinhado acritico", Açor!!!

Esta é a nossa situação.


Marco Martins disse...

Não acha que os limites dos sacrifícios já foram ultrapassados?

E quanto ao Sócrates, eu, sem ser socialista, admiro a fixação doentia com o personagem. Creio que todos concordamos que o problema é bem mais vasto do que Sócrates.

Anónimo disse...

Quando se faziam trafulhices e se lava dinheiro no BPN nas barbas do Banco de Portugal e dos economistas todos que foram ministros, secretários de estado e presidentes da República, estava tudo na boa.
Quando um país arruinado comprava submarinos à Alemanha de Merkel, num negócio muito mal explicado, estava tudo bem.
Quando uma criatura, com base num curriculum centrado em proezas partidárias, recebe o titulo de licenciado, está tudo moralmente bem.

O desgraçado do Sócrates, que resistiu enquanto pode a esta insane intervenção estrangeira, é que é o bombo da festa!

Anónimo disse...

Há pequenos partidos que tem cirandado pelo poder. Fizeram alguma coisa melhor do que os grandes?

Nos ultimos anos da monarquia, os partidos só pensavam nos seus interesses e esqueciam o país. D. Carlos, apesar de nomear governos de toda a qualidade e feitio, nunca conseguiu um entendimento.
Afundaram-se todos, como se sabe, e o desgraçado do Rei foi assassinado.
Na primeira república não foi muito diferente. Em primeiro lugar estavam os partidos, a maçonaria e o regabofe eleitoral. O país acabou na bancarrota e uma ditadura foi instaurada.
Vamos no mesmo caminho.

Anónimo disse...

Caro anónimo
Não acha estranho que ao fim de mais de um ano, ainda ninguém esclareceu a grandeza e o tipo de divida, nem o que lhe deu origem?
Não é também estranho, que inicialmente tudo tinha por origem Sócrates e agora é tudo em função duma crise europeia?
Não é igualmente estranho que este governo, em contra ciclo, continue a debitar o fundamentalismo com a austeridade quanto o próprio FMI, tece reparos sobre a insistência na austeridade como forma exclusiva de resolver o problema do défice orçamental.
Será estes anúncios "olímpicos" de super impostos e o seu recuo sequencial, a melhor aposta para tranquilizar os mercados?
Será esta manifesta inabilidade em governar que a médio prazo, irá continuar a dar uma boa imagem do Governo de Passos?
Que destino pode ter um governo que falha em todas as previsões económicas e que lança impostos sobre impostos que são eles próprios a maior razão do falhanço da consolidação orçamental.
Já agora, não serão estes empréstimos para cumprir os acordos com empréstimos oa estrangeiro e ao pagamento de rendas e parcerias público privadas, com contratos ilegais e nesta consonância(por serem leoninos) são inexistentes e como tal tidos por não escritos e perfeitamente, denunciáveis, mas mesmo que assim não fossem, não estariam sujeitos à alteração das circunstancias, ou à mesma razão porque são rasgados os contratos de trabalho e remuneratório, com base na situação de emergência, nacional?
Outro engano(e este governo ainda nada disse sobre a razão de ser das dividas, nem como e em que prazos se resolverá a divida)é a TSU ser para pagar a divida, a TSU na sua maior parte, era para baixar salários, os ganhos para pagamento da divida vinham dos impostos agora anunciados.
Será que o coro de todos os lados, que esta receita não resolverá o cumprimento orçamental e irá redundar em menos receita e mais despesa, não será de repensar a politica deste governo como um contra-senso em função dos objectivos pretendidos?
Esta inevitabilidade, já me foi apontada há mais de um ano, quando comentava que a resolução da crise tinha que envolver um intenso trabalho diplomático na Europa e envolver o conhecimento do alcance da divida a sua origem e a forma de a debelar, depois de um coro de criticas, quase a considerar-me de "outro planeta" vejo agora os próprios fundamentalistas apontar as ideias que mencionei...
A inevitabilidade só em relação à morte e mesmo em relação a esta, ainda resta a data do facto que poderá sempre ser alterada...
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Esta gente brinca com as pessoas, como se de bonecas se tratassem. Eles querem lá saber se há fome a afectar idosos e crianças.
Eles querem lá saber se o que temos de melhor, os nossos jovens, procuram rumo noutras paragens depois de ter custado uma fortuna a sua formação.
Eles querem lá saber se comemos à custa do estrangeiro, porque as nossas pescas e a agricultura foram ao longo dos ultimos 30 anos arruinadas.
Não é verdade?
Eles querem saber?
Então porque é que Portugal chegou a "isto"?
Porque temos tido governantes do pior. Sem prestar. Irresponsáveis. Corruptos e velhacos, mas todos muito bem apresentados e bem falantes.

Triste sorte a deste país.

Anónimo disse...

Não acha estranho que ao fim de mais de um ano, ainda ninguém esclareceu a grandeza e o tipo de divida, nem o que lhe deu origem?

---

Marco Martins

O prob é mais vasto do que o Socrates, certamente. Mas tb é verdade que Socrates o agravou significativamente.

Limites dos sacrificios? Sim, acho que sim. Mas não sou eu que dito quais os limites. São os mercados internacionais e os governos.


Hoje, todavia, temos razões para estarmos optimistas. A decisão hoje tomada pelos decisores Europeus é de grande importância: o primeiro passo na criação de uma União Bancária Europeia, supervisionada pelo omnipotente BCE. Este é um passo decisivo. Espero que estimule o crescimento económico em 2013. Não tenho quaisquer dúvidas.


Açor

Os números da da dívida pública são sobejamente conhecidos.

78 mil milhões = dívida inicial | 58 mil milhões dos quais em PPP's, excl. Instituições e Fundações)

hoje: 78 mil milhões + juros acumulados (não sei qual o total actual)

Informe-se Açor.

---

Portugal chegou a isto porque sucessivos governos incompetentes investiram o crédito que lhes foi concedido em projectos ditos "não-reproductivos."

No nosso caso, os argumentos de que foi a "crise internacional" a "banca" ou uns nefastos especuladores são manifestamente falsos.

O prob da Irlanda e da Espanha é distinto. (bolha especulativa bancária)

Deveríamos ter investido nas Pescas e na DIVERSIFICAÇÃO e QUALIFICAÇÃO (muito já foi feito) da agricultura.

Saudações

Anónimo disse...

Sócrates é contemporâneo do colapso da nossa agricultura e do sector das pescas.
Não foi no tempo de Cavaco, na sua versão bizarra de primeiro ministro, que os agricultores andavam na rua, furiosos, e nas lotas do país atirava-se peixe para a rua em sinal de protesto?
Não foi no tempo do primeiro ministro Cavaco que se subsidiava o arranque de cepas de videira e o abate de traineiras?
O seu a seu dono.

Anónimo disse...

O Dr. Medina demitiu-se sem dar cavaco à macada politica da Terceira.
O Dr. Medina só peca por ter agido tardiamente.
Quando é que a Drª Berta e o Dr. Lima, face à estrondosa derrota que levaram nas eleições, põe a coragem e a dignidade politica acima do taxo e se demitem?

Anónimo disse...

O CDS no continente está a dar um "shó trist".
lol

Anónimo disse...

Caro anónimo
Como é óbvio não são estes os números que eu considero que ninguém nos informou, mas esta consideração é mesmo verdade, para os números que avança, pois é o próprio digníssimo anónimo que tem também dificuldade nos números...
A questão que eu coloco é que mesmo estes números não são fidedignos, como muitos entendidos têm afirmado, será que eles envolvem toda a divida?
O mais importante do meu reparo, que não é retirado do "céu"(tem sido colocado por outros)é que esta divida devia ser concretamente estabelecida, com ligação das verbas no quadro das despesas efectuadas e respeitantes aos anos respectivos, penso que mesmo o governo não sabe realmente não só a dimensão do problema, como ainda menos sabe se as medidas que toma vão resolver o problema.
Que os governantes consecutivos deste Portugal periférico,tiveram uma péssima gestão da coisa publica e que eles foram o PS/PSD/CDS, estamos de acordo, mas temos que acrescentar também (ao contrário do que diz)as despesas com o BPP, BPN e BCP e quiçá outros.
Para além disso, não podemos esquecer que a supervisão Europeia(também Nacional)falhou no seu papel e porque será que foi?
Será que o incumprimento da Alemanha e França não tem nada a ver com isto?
Quantos Países, entre eles os Estados Unidos da América, têm um défice superior ao nosso?
E por que será que todos os Países Europeus correm o risco de terem um défice nas suas contas?
Penso que só uma auditoria ás contas, podia dar a medida e os responsáveis da mesma, mas alguém esta interessado nisso?
Fico satisfeito com os seus reparos pois eles não envolveram o cerne do meu comentário, será que esta de acordo com eles?
Do seu comentário fica-se na dúvida se está ou não de acordo com este governo?
Se estiver, como me inclino mais, devia tomar nota das informações mais recentes(sem excluir as outras)em que este governo é não só contestado nas suas previsões, para a solução de austeridade(não só internamente e no seu próprio partido)como internacionalmente, é o FMI, são os mercados, mesmo a Guru de Passos, Merkel, não se compadece com o seu bom aluno e considera que o cumprimento das suas directivas não leva, ao contrário de Grécia e Espanha ao acesso ás novas "facilidades"...
Mas as noticias não são só de bom ou mau executor duma politica, é mesmo no que concerne ao seu bom nome, começa a ser conhecidas as suas ligações a processos criminais...
O mais ridículo é a recente adesão(oportunista)á saída urgente da Troika de Portugal, antes era a salvadora de Portugal e por isso o Programa do PSD não só era o mesmo da Troika, como seria mais "intenso", o que faz o oportunismo politico para impor uma austeridade contra natura.
Se é a Troika(o que eu não concordo)e os governo a impor os limites da austeridade, são os respectivos Povos que têm que criticar os governo e decidir se aceitam a ditadura da Troika, mesmo que alguém julgue que exista uma inevitabilidade nas suas decisões(não tem acontecido em relação à Espanha e à Grécia)...
Nada fazer é antes de mais aceitar esta má governação de Passos e Companhia que tal como Sócrates estão no âmbito das atitudes do foro criminal.(e num caso e noutro as inevitabilidades eram "lei")
Outro caso é o seu não comentário(mais importante do que os números)da ilegalidade das rendas e das PPP e a sua equivalências à retirada de direitos e remunerações aos trabalhadores, ou considera que uns contratos são mais validos do que outros,( neste caso seriam aqueles mais duvidosos)?
Saudações
Açor

Anónimo disse...

Antes da apresentação do novo governo, a oposição devia clarificar-se. Devia estar em sintonia com os eleitores que as suas decisões no dia 14 tiveram consequencias.
Como é que um líder que perde, nas circunstâncias em que Berta Cabral pedeu, está calado, escondido e sem aparececer politicamente?
Quer continuar numa liderança, que arrastará o PSD na senda das derrotas e da lama, porque impede a renovação?
O PSD Açores precisa com urgencia de um tratamento de choque. Tem de fazer subir os juvenis, gente que não tem qualquer compromisso com Mota Amaral, e explicar à velharada - Natalinos, Pedro Gomes e o outro do Pico - que chegou a altura da sucata.
Não há necessidade do novo líder ser dirigente histórico e figura conhecida. Bem pelo contrário.
Se assim não for ... vamos de mal a pior.
Como é que um líder que queria fazer parte da decisão, que queria ter direitos de veto e que ia para o governo mandar, por e dispor, se amoucha face ao estrondoso repúdio do eleitorado?
Porque é que o A.Lima não se demitiu logo?
Por uma razão simples. Porque é dificil encenar quando não se tem actores. O fraco elenco que o CDS possui, resume-se à Terceira.
É por isso que o CDS-Açores representa pouco, não tem alternativas e está irremedialvelmente encurralado nna irascivilidade politica do seu líder.
A sua triste saaga de derrotas e desaires não vai acabar tão cedo.

Gaspar "O enorme" disse...

Não estou disponível para fazer sacrifícios. Quem roubou (PSD, CDS,PS e banqueiros)pois que sejam estes trafulhas a pagarem a crise.

Anónimo disse...

O que mais me irrita na politica portuguesa não é o "terem roubado". É a pena que os presumiveis denunciantes tem de não terem feito o mesmo.
Escumalha!

Anónimo disse...

A Drª Berta Cabral demitiu-se, e muito bem.
Esta atitude corajosa, digna e coerente, mostra que estamos perante uma pessoa grande, que põe os seus interesses pessoais atrás dos interesses de partidos.
O CDS Açores sentiu-se politicamente incomodado. Daí, a ter encenado uma demissão à pressa do seu líder, foi um passo.
Como se esperava, o bando politico que dirige o partido acantonado na Terceira, não aceitou.
Isto visto ao leve dá para rir. Mas visto mais profundamente, ao nível das motivações da politica, dá para bradar.

Anónimo disse...

Será que o bloguista quiz dizer "A República dos Bananas?"
Já agora a demissão de Berta Cabral nada tem de glorioso nem de histórico.Até pelo atraso revela apego. Demitiu-se (ou foi obrigada a tal!) de presidente do partido perante os seus colegiais, quando o devia ter feito diante do povo que não a quiz para Presidente do Governo. Pelo menos é o que costuma acontecer nas democracias evoluídas.

Anónimo disse...


Relativamente às ultimas eleições, o PSD ganhou votos e deputados. Mas não teve tantos votos como o PS.
A Drª Berta Cabral num acto corajoso e digno, entendeu não ter mais condições para continuar.
Vão ser os militantes que vão decidir.
No CDS a situação é diferente. Em relação às ultimas eleições o Dr. Lima perdeu votos e dois deputados. Quem tem de decidir se deve ou não deve continuar não são comissões politicas, eleitas por listas que próprio fez. São os militantes que devem decidir. De Santa Maria, de S. Miguel, de S. Jorge, da Graciosa, do Pico, do Faial, das Flores e do Corvo e não só os da Terceira.
Para bem da democracia e da confiança das pessoas.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 9.36PM
Você deve ver-se ao espelho naquilo que diz dos outros, será que você não admite que muitos dos denunciantes que fala, são pessoas que não só, são trabalhadoras diligentes e mal pagas,como seriam incapazes de roubar aos seus semelhantes como diz, para além do mais é um roubo que lhes sai também da algibeira...
Se fosse não se irrita com o roubo é porque; Ou não tem consciência do mesmo, ou então come do mesmo prato que estes senhores.
Chama escumalha a quem denuncia o roubo e a quem consente no roubo?
Só pode ser cúmplice do mesmo roubo.
Em vez dum comentário absurdo, devia esclarecer melhor a sua ideia, se é que tem ideias.
Açor

Anónimo disse...

O ministro Relvas diz que anda de consciencia tranquila. Isto se não bateu no fundo, está próximo.

Anónimo disse...

O Sr. que concorre ao CDS é terceirense, micaelense ou continental?

Anónimo disse...

Por onde anda o queniano muçulmano do obama? O que ia mudar o mundo e já lá vão quatro anos e nada. Amerca mergulhada no desemprego galopante e tudo calado. Ai se fosse o Busch...

Essa merda de se provar que não somos robôs para comentar dá cabo da vista e dos nervos. Agora até aparece o nº de polícia da casa do Dr.Barata para se adivinhar. Qualquer dia perguntam pela matrícula do carro do Carlos Cruz.

Arquivo do blogue