9 de dezembro de 2006

Coisas realmente muito importantes.


Vacas a pastar, original carregado por foguetabraze1.

"Regionalmente, os Açores destacam-se ainda pela elevada produtividade alcançada, três vezes superior à média nacional, associada às explorações bovinas, a principal orientação do arquipélago no campo agrícola, e que beneficia de condições endafo-climáticas excepcionais".

Neste estudo foi olvidada a questão do baixissimo valor das rendas agricolas. É um escândalo que ainda não se tenha mexido na lei do arrendamento rural, uma lei com 20 anos e cujos valores estão congelados há 2. O valor das rendas representa 7% do total dos custos das explorações agricolas. Estamos perante um absurdo já que essa mesma pastagem representa, na Região, cerca de 60% da alimentação das vacas leiteiras.

A manutenção teimosa de uma lei tão absurda leva a que a mesmoa raramente seja cumprida. O aumento do valor das rendas, tem a vantagem de animar o mercado do arrendamento, já que na presente situação, os proprietários evitam, ao máximo, os arendamentos, recorrendo à venda, ilicita, de "cortes" ou à produção de forragens para posterior venda.

Nunca se fez nos Açores, em especial em São Miguel, um debate sério e construtivo sobre o arrendamento rural, não será com este Secretário que se irá fazer, trata-se de um politico sem lastro para as funções que está a desempenhar.

Sem comentários:

Arquivo do blogue