1 de novembro de 2012

Assim como assim...


Hoje, no calendário religioso, comemora-se o Dia de Todos os Santos Festum omnium sanctorum. É feriado, obviamente este dia servirá a uma larga maioria da população para um pouco de tudo exceto para honrar o culto a Todos os Santos. Há mesmo que antecipe este dia para prestar homenagem aos fiéis defuntos, dia que, de direito se deve viver a 2 de Novembro.
De há uns anos a esta parte, por aculturação, muita gente, uma larga maioria, comemora o Halloween.
É a última vez que 1 de Novembro é feriado, na verdade, era um feriado que já pouco servia a sua verdadeira função. Assim passamos a ir a cemitério a 2 de Novembro e deixamos de comemorar o Halloween e trabalhamos mais 7 horas para o Estado. Como veem são  só vantagens.

10 comentários:

Anónimo disse...

Sob imposiçao estrangeira, esquecemos as nossas tradiçoes milenares.

Anónimo disse...

Caro Barata
Tome cuidado pois noto(sem ressentimentos)um pendor bipolar no seu pensamento, tão rápido passa dum sentimento de ira a este governo como de aceitação contra natura de todas as suas medidas...
Em primeiro lugar o governo esta-se pouco a importar com a razão dos feriados, o que o governo quer é satisfazer(entre outros)José dos Santos, do Pingo Doce, com o aumento de um dia de trabalho não pago...
Querer justificar a razão de retirar o feriado é trabalho que o próprio governo não teve...
Ao contrário do que diz o trabalho não é para o estado, pois os impostos cobrados aos trabalhadores são os mesmos e no caso do Pingo doce até são inferiores pois, não só insidiam sobre um ordenado maior(no feriado ganha-se mais), como obrigava a mais empregados para compensar os horários extra, em relação aos lucros do Pingo Doce não só eles são pagos(mais na Holanda que em Portugal)como o resultado das vendas é sensivelmente o mesmo.
Por outro lado um feriado dinamiza a economia e não sei se o resultado não é superior com o incentivo no comercio e turismo...
Sendo sexta feira não feriado a ida aos cemitérios fica igualmente prejudicada, embora não interesse as razões mas a realidade de roubo dum dia de trabalho à borla a juntar a todos os outros roubos...
Mas eu ainda quero dar de barato que o barata queira ironizar com a situação, mas penso que não è com bombas, nem com estas ironias, que se cumpre neste momento a oposição ao governo...
Açor

Nuno Barata disse...

Para que conste e não restem dúvidas. Isto nada tem de bipolar, tem a ver, única e simplesmente, com racionalidade. Sem maniqueísmos e sem “antolhos”. Umas vezes de acordo, outras totalmente contra, é assim que vive quem se dá ao trabalho de parar para pensar.
Quanto à ironia e às bombas não serem eficientes formas de oposição, Bem são opiniões, eu acho que funcionam já que as oposições classicas que nos têm governado ( sim porque as oposições também governam) não têm sido eficientes.

Anónimo disse...

A história antropológica dos povos ibéricos e cristãos, com seus rituais de passagem, mesmo aqueles que foram sendo apoderados de outras formas de religião ou ausência destas, têm certamente efeitos sobre a vida de relação e de proximidade entre comunidades. Abolir estes rituais em favor do e de mais trabalho, só serve uma economia que cada vez mais põe o capital à frente de outros valores das sociedades.É a voragem do crescimento; de quem?.É a fúria do consumismo todos os dias da semana, de dia e de noite, sempre! como se o mundo fosse acabar amanhã. De quem? Da ECONOMIA; deste papão inventado como único padrão de desenvolvimento das sociedades.Como se não fossem possíveis outras formas de equilíbrio e de harmonia social.
Lançaram-nos uns contra os outros e perdem-se todos os dias valores que as sociedades levaram séculos a conquistar.O novo paradigma de pecado capital é o de não crescermos porque não trabalhamos aos feriados e ao domingo.
O mais grave é que não estamos a lidar com hipocrisia, estamos a lidar com uma forma elaborada de tirania que põe o lucro sobre todas as coisas.

Anónimo disse...

O lucro dos bancos alemães, para sermos mais concretos.

A Alemanha, cujos mandaretes nos querem forçar a abandonar as nossas tradições, protagonizou duas guerras mundiais.~Não é país de confiança. Aliás, quem fez o que os alemães fizeram aos judeus, não merece muita consideração.

A Drª Merkel, para além da raça e génio alemão, foi nada, criada e educada na escuridão do cumunismo. O que é que se pode esperar?

Anónimo disse...

Caro Barata
Não sei se lhe de os parabéns por ter ousado responder aos comentários se considerar que a vida mais que a escola, ensinam a dirigir-se às pessoas para lhes dar resposta e não a responderem, como se fossem "superiores" a quem respondem, é mais do que uma questão de instrução uma questão de bom senso e bom gosto...
Em relação a tudo o resto é uma questão de opinião,(e posicionamento) nada tem a ver, com mais ou menos pensamento ou racionalidade(a razão não é um conceito unívoco)é mais uma questão da força que se impõe, por um conjunto de circunstancias num dado momento, a lei por exemplo é uma razão que corresponde a um poder, e por este motivo não é mais certa que o seu contrário...
O que está verdadeiramente em causa è que trabalhar sem receber é trabalho escravo, e a retirada do feriado sem receber, é necessariamente diminuir ainda mais o custo do trabalho, pode ser muito interessante para o patrão, mas só será para aquele que não for suficientemente inteligente que não compreenda que isto é retirar dinheiro do circuito económico e mais cedo ou mais tarde irá se repercutir contra a economia e contra os patrões.
Saudações Açor

Anónimo disse...

Um governo, escolhido livremente pelos açorianos deve de ser respeitado.
É o governo que todos, quer se concorde com os ideais que ganharam ou não.

Não se percebe por isso como é que certos deputados, pagos por todos nós, de forma desrespeitosa e mal educada, se sentem e não batam palmas depois da sua nomeação.
Fica feio e mostra a forma despodurada como certa gente vive a politica.

Anónimo disse...

Uma pessoa com 39 anos pode ser considerada jovem?


Daqui a uma década ou mais uma pessoa com 50 anos vai ser considerada jovem...
Sei que a esperança média de vida tem vindo a aumentar mas não exageramos...

Anónimo disse...

Rezemos uma oração pelo novo governo.

Anónimo disse...

Olha meu amigo, já vi gente com 60 mais jovem que outros de 20. A todos os níveis: físico, intelectual e de comportamento.
Por isso, respeito pelos avôzinhos.

Arquivo do blogue