21 de dezembro de 2011

Tiros e bombas? Já falta pouco.

O Estado deixou de ser, há muito, o garante da segurança e da equidade para se transformar num “bando de malfeitores" que, de incapacidade em incapacidade, de incompetência em incompetência, de prepotência em prepotência e de excepção em excepção, vai retirando aos cidadãos esse mesmo estatuto para os transformar em idiotas.

Este modelo a que chegamos é um modelo de Estado omnipresente, totalitário, regulador em demasia que tende para ir ocupando, cada vez mais e paulatinamente, os espaços de liberdade dos cidadãos.

Do espírito liberal das revoluções atlânticas (Francesa e Americana) de XVIII, passamos para a obsessão do proteccionismo e regulação deste séc. XXI que não nos augura coisa boa.

Já esteve mais longe o dia em que o Povo vai sair à rua. Não para se manifestar pacificamente - isso é chão que já deu as uvas que tinha para dar - mas para deitar bombas e dar tiros. O dia em que o primeiro desesperado meter uma bomba numa repartição de finanças ou na porta de um ministério, será o dia que vai marcar o princípio do fim deste regime totalitário (neste momento está suspenso o estado de direito), usurário, podre e incompetente.

5 comentários:

Anónimo disse...

Felizmente há ainda quem lute contra a crescente bovinização desta nossa sociedade.

Estamos perante um Estado totalitário, que tudo confisca, que tributa os cidadãos e que obriga os cidadãos a pagar de novo pelos serviços que ficou obrigado a prestar quando cobra em impostos mais de 50% da riqueza nacional.

Mesmo nas funções de soberania, o Estado - que, lembro novamente - confisca e retira direitos básicos aos cidadãos - não garante justiça, nem segurança, nem cumpre os contratos com quem ele outorgou.

Uma vergonha.

Aqui, nos Açores, até quando o povo vai continuar a ser roubado, gozado e vilipendiado pelos fidalgos de Lisboa que, seja neste actual governo, seja nos anteriores, estarraçam tudo e ainda vêm para aqui exigir «sacrifícios»!

Sacrífícios, o caralho, ó cubanos de merda!

K2ou3 disse...

Concordo, "quase" +erfeitamente.
"O Estado deixou de ser, há muito, o garante da segurança e da equidade...".
E agora, que quaisquer dois dedos de testa entende que as coisas vão piorar?.
Ainda hoje, ouvi duas "Pérolas".
Só nos resta aguatdar, e entretanto, ir tomando qualquer coisa á base de baba de caracol.

Anónimo disse...

O tempo de hoje, no labor e nas incertezas, obriga-nos a repensar o eu e a sociedade; quase no limite, sobre a condição humana e o seu sentido.

As sociedades ocidentais viveram num frenesim consumista tomado essência da felicidade - substitui-se valores pela ida aos centros, a convivência pela tecnologia, a tal ponto que a sociedade tornou-se, ela própria, num grande hipermercado.

Hoje, a dura realidade, retirou aos milhões de desempregados ( e não só) a sua “essência” obrigando-os a indagar coisas simples como a de saber se o dinheiro traz felicidade.

A crise também traz oportunidades - neste caso a de perguntarmos até que ponto nos andamos a enganar a nos próprios. A imagem do banco de urgências é ilustrativa daqueles momentos em que tudo cai e faz-nos questionar se estamos a dar verdadeiro significado à nossa vida.

Mesmo que não tenhamos lido nenhum tratado de filosofia ou que não tenhamos superado algum cepticismo, certo é que, de modo singelo, podemos dizer que há valores dos quais andamos aportados…

Do lado da consideração das sociedades, há muito que o bloco caiu - a certeza de uma “sweet land”, espécie de América eu avistei-te, desapareceu ante uma riqueza prodigiosa a conviver com uma hecatombe de vagabundos criados pela desregulação dos mercados e por superiores interesses, sempre fundamentada no “Got save América” e na certeza de que esta nação é a boa polícia do mundo, como se Deus existisse para cumprir algum desígnio de cruzado….

Caiu a URSS e os seus satélites e jazem os milhões de mortos vistos condição do homem novo. Genocídio apagado pela cegueira e pela morbidez de carácter, ainda que em nome de motivos nobremente proletários…

Ante uma elementar visão histórica é possível , nas próximas "duas semanas" ,superar a injustiça das sociedades ou a busca de sociedades justas será sempre uma quimera ?

Todavia, o debate segue. De um lado a visão liberal, como se a liberdade fosse a liberdade romana - com a diferença que, nesta, a sociedade não podia ignorar o escravo. Do outro o comunismo - uma coisa é certa. Vivemos num tempo em que se desfizeram mitos de liberdade, seja qual for a sua versão- previlégio de viver neste tempo...


Portanto, o liberalismo não serve o homem , nem a outra face da moeda - então o que serve?!…

Anónimo disse...

…Uma coisa é certa - o liberalismo rege-se por um mundo abstracto que, na prática dá lugar à rapina e é legitimado por valores aonde até a salvação divina é posta ao serviço da resignação.

O comunismo trouxe a despersonalização e desresponsabilização da pessoa - agora tudo é culpa da “infra estrutura ”.

Tudo razões para insistirmos nos mesmos milagres…

Anónimo disse...

O povo só sairá à rua para dar tiros e atirar bombas no dia em que o futebol acabe cá no burgo.

Só ai se irá ouvir tiros e bombas.

Arquivo do blogue