“O Açoriano Oriental notícia hoje que, segundo o INE, Vila do Porto é o município dos Açores onde o ganho médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem é mais alto e o segundo em todo o país, em 2009.
Estamos perante um caso paradigmático de como a estatistica nos pode levar a pensar coisas que não são verdade. A larga maioria dos trabalhadores do sector privado em Santa Maria, ganha pouco mais do ordenado mínimo e tem uma situação de instabilidade no emprego gritante. Há inumeras situações de ordenados em atraso e de falsos recibos verdes. Porém, Vila do Porto tem também uma cminoria de priviligiados que ganha muito acima da média nacional (políticos incluidos).
Estamos perante um daqueles casos em que eles comem duas galinhas por dia e nós ficamos por dois chicharros. Mas, estatisticamente, cada um de nós comeu uma galinha e um chicharro.
11 comentários:
Eu sempre disse.
Em Santa Maria ganha-se bem.
Fora o que é «facturado por fora»...
A isto chamo jornalismo de vão de escada, de receber notas de imprensa do INE e de pouca investigação. Do pouco que podemos reter disto tudo é que este é um exemplo do que se passa na Região. Para uns é uma maravilha e e um sucesso, para outros é simplesmente uma questão de sobreviver à tormenta que se abate sobre as nossas cabeças. E enquanto houver pessoas a passarem fome nos Açores ninguém ganhou nada. E isto em pleno século XXI, numa região com SCUT´s e portos para receber cruzeiros. Abram mas é os olhos e deixem-se de politiquices e procurem o bem comum que é para isso que vos elegemos.
ps- este é um comentário à situação postada pelo Nuno Barata e não pode ser lido como sendo contra o que ele escreveu. é somente um ponto de vista sobre o que se passa nos Açores. Cumprimentos a todos e ao autor.
Há muito dinheirinho em Santa Maria.
Aquele vinho de S.Lourenço expande a inteligência daquelas cabecinhas!
Esta aberração estatistica, como é óbvio, é um faca de dois gumes.
Como dizia o Barata, há meia duzia de anos referindo-se a Santa Maria e eu retive: "Aqui até os ricos são pobres".
Vou já emigrar para a terra dos cagarros.
Agente provocador.
"...Vila do Porto tem também uma cminoria de priviligiados que ganha muito acima da média nacional (políticos incluidos).
..."
O esterco, que aparece aos montes nas ruas de Ponta Delgada, não será uma aberração estatistica?
A Drª Cabral deixa a cambra antes ou depois do Natal?
http://www.youtube.com/watch?v=bMT8dZ5UYgY
Claro que os que ganham muito mais são "trabalhadores" a)da NAV.
a) - As aspas são minhas, porque muitas vezes os tais "trabalhadores" da NAV, por exemplo, em oito horas, traduzem-se em 2 ou 3 horas no máximo.
No entanto eles ganham as 8 horas limpinhas sem espinhas ou ossos.
Eu cá por mim vou emigrar e já para Santa Maria.
Espero que a Zona Franca do palhaço do M. Fortuna ainda esteja «aberta».
Pelo menos o arame farpado ainda anda por lá!
Enviar um comentário