29 de novembro de 2011

Isso é a estatistica estupido!

“O Açoriano Oriental notícia hoje que, segundo o INE, Vila do Porto é o município dos Açores onde o ganho médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem é mais alto e o segundo em todo o país, em 2009.

Estamos perante um caso paradigmático de como a estatistica nos pode levar a pensar coisas que não são verdade. A larga maioria dos trabalhadores do sector privado em Santa Maria, ganha pouco mais do ordenado mínimo e tem uma situação de instabilidade no emprego gritante. Há inumeras situações de ordenados em atraso e de falsos recibos verdes. Porém, Vila do Porto tem também uma cminoria  de priviligiados que ganha muito acima da média nacional (políticos incluidos).
Estamos perante um daqueles casos em que eles comem duas galinhas por dia e nós ficamos por dois chicharros. Mas, estatisticamente, cada um de nós comeu uma galinha e um chicharro.

Literalmente bem respondido.


Quem inventou este cartaz não o podia ter feito de melhor maneira. Na Foto, Paulo Portas responde literalmente aos seus provocadores.

17 de novembro de 2011

Ninguém quer ser político....

A noticias de hoje diziam em unissono, Governo de Mario Monti tem 14 ministro e nenhum é político. Dá-me cvontade de rir... à garagalhada, a bandeiras despregadas mesmo. Dá-me quase tanta vontade de rir como me dá o facto desswe governo, em pleno séc. XXI, ter 5 Ministros sem pasta. 5 Ministros que não se sabe sequer que nome lhe dar. Vai, sem dúvida, doente a Democracia. Já não há Povos como antigamente e isso não me vontade de rir, dá-me vontade de chorar..

PS: Eu gostava de ter tempo para explicar porque razão tudo isto me dá vontade de rir, outras de chorar. Mas, não tenho. Talvez um dia.

14 de novembro de 2011

Na Grécia como na Itália

Vivemos em periodo de soberania da dívida soberana. Acabou a brincadeira, arrume-se a democracia na gaveta.  Em quantos estados mais? Por quanto tempo?

11 de novembro de 2011

11 de Novembro.

In Flanders fields the poppies blow
Between the crosses, row on row
That mark our place; and in the sky
The larks, still bravely singing, fly
Scarce heard amid the guns below.

We are the Dead. Short days ago
We lived, felt dawn, saw sunset glow,
Loved and were loved, and now we lie
In Flanders fields.

Take up our quarrel with the foe:
To you from failing hands we throw
The torch; be yours to hold it high.
If ye break faith with us who die
We shall not sleep, though poppies grow
In Flanders fields.

John McCrae

5 de novembro de 2011

Leitura obrigatória.

Michael Sandel é, provavelmente, um dos filósofos mais pertinentes e fascinantes da actualidade. Inspirado na ética kantiana, nesta obra Sandel viaja entre a filosofia política e a filosofia do direito, com um olho posto nos deveres e o outro nos direitos, liberdades e garantias sempre numa perspectiva humanista e por vezes individualista. Estudante e Professor em  Harvard (onde havia de ser?) Sandel é um comunitarista assumido e um crítico feroz das teorias da Justiça de John Rawls.
Leitura obrigatória para quem gosta ou teima em gostar destas coisas, num país onde os políticos primeiro passam pelo poder e depois estudam filosofia política, ou seja, uma inversão total dos valores.

2 de novembro de 2011

Papandreou é lider.

Temos lider. Venham mais como ele. Papandreou fez o que devia ser feito, "esmurrou" com luva branca os que andam há quase um ano a humilhar os seus governos e o Povo Grego. Ora toma.

Arquivo do blogue