1 de julho de 2010

Estratégia suicida.

A partir de hoje todos os bens de consumo e todos os serviços ficaram mais caros por via do aumento do IVA. Também, a partir de hoje, as taxas de IRS aumentaram. Vamos ter que comprar o mesmo por mais e com menos.
Se vamos ter menos, vamos comprar menos e portanto a receita do IVA pode até baixar em vez de aumentar assim como baixará, drasticamente a receita prevista ao nível do IRC.
Os efeitos destas medidas no orçamento do Estado apenas se reflectirão ao nível do IRS e será maior o seu impacto retroactivo, ou seja sobre os rendimentos já auferidos, do que o efeito futuro já que não é previsível (só na cabeça dos políticos é que sim) uma redução da taxa de desemprego nem uma baixa das taxas de juro. Só a conjugação positiva desses dois factores ou seja, um crescimento do emprego e um abaixamento das taxas de juro, poderia gerar mais rendimento disponível e logo mais consumo e o consequente aumento da cobrança de IVA e IRC. Como esses dois factores não se alterarão positivamente nos próximos 6 meses, as medidas que entraram em vigor só servirão para afogar ainda mais as famílias e por consequência as empresas e o Estado.

Sem comentários:

Arquivo do blogue