26 de março de 2009

Mais teimosias?

Segundo notícias vindas a público hoje, a Sociedade Ilhas de Valor, insiste na necessidade de construir um campo de Golfe em Santa Maria numa localização completamente desapropriada como tive oportunidade de lembrar aqui.
Tenho muitas e sérias dúvidas sobre a importância dessa infra-estrutura no desenvolvimento económico da Ilha. Tenho sérias convicções de que a localização escolhida traz mais prejuízo à economia da pequena comunidade mariense do que vantagens.
O custo acrescido de construir o campo de golfe no terrenos que são do Estado a Nascente da Pista de Aviação e o sobre custo que essa localização traria com a captação de água para a rega, seriam largamente compensados pela conversão ambiental de uma zona abandonada e degradada (há problemas ambientais graves que vão para além da Fajã do Calhau) e pelo custo zero que os referidos terrenos teriam para a Região.
Por teimosia do gabinete do Secretário da Economia (parece que ganham o tique quando ocupam a Casa do Estanqueiro) e por incompetência e oportunismo de muitos técnicos envolvidos; Por inépcia da chamada sociedade civil e porque a Associação Agrícola tem uma direcção liderada por um Deputado do Partido Socialista ( é mais um ponta-de-lança do Governo no sector do que um ponta-de-lança do sector no Governo); Porque os proprietários que vão ser expropriados são tidos como “Grandes Senhores da Terra” (o socialismo saiu deles mas alguns preconceitos persistem), nada se faz e tudo anda como se fosse normal, como se o Golfe nos Açores não fosse o fiasco que todos sabemos que é.
Serve este post, para memória futura.

Sem comentários:

Arquivo do blogue