16 de outubro de 2005

Abutres


Abutres, originally uploaded by foguetabraze1.

Tal como os abutres esperam pacientemente a fragilidade das suas presas e uma vez descobertas não mais as largam enquanto houver ossos para roer, os rebocadores de alto mar, embora solitários, são muitas vezes comparados a abutres.
Na verdade, esse tipo de embarcação espera pacientemente em zonas estratégicas do globo por navios em aflição e quando os encontram oferecem os seus préstimos a troco de avultadas somas.
Muitos Micaelenses já se terão questionado sobre a presença constante do rebocador Fotiy Krylov, propriedade do TSAVLIRIS SALVAGE GROUP, uma empresa fundada há 50 anos na Grécia por um imigrante Ucraniano refugiado da revolução Bolchevista. Alexander Tsavliris, foi operário metalúrgico e marinheiro até se lançar no negócio da armação de pequenos navios auxiliares.
Com uma potência total na ordem dos 40.000 Cavalos (hp), o Fotiy Krylov é capaz de navegar a uma velocidade média de 20 milhas por hora e tem uma capacidade de reboque de 250 toneladas e 5250 toneladas de arqueação bruta. É um dos maiores e mais bem apetrechados rebocadores do Mundo e já efectuou importantes operações de salvamento não só no Atlântico Norte como em outras zonas do globo. De quando em vez damos pela sua falta e julgamos que está fundeado na costa norte da ilha, quando na realidade está em operação de. Há cerca de uma semana chegou a Ponta Delgada trazendo a reboque o navio tanque Genmar Trust com uma avaria na máquina. Ali está ele por fora de São Roque sem deixar a sua presa.
Já nos anos sessenta e setenta do século passado estacionavam em Ponta Delgada rebocadores Holandeses destinados ao mesmo tipo de serviços.
Eis um bom exemplo de vantagens comparativas que a nossa Região não tem sabido aproveitar. Valorizar a importância geoestratégia não é só negociar o acordo da Base das Lajes ou lugares na administração da FLAD, também é mas não só.
O N/M Pêro de Teive, rebocador da Administração dos Portos das Ilhas São Miguel e Santa Maria, S. A. tem algumas capacidades e poderia fazer alguns desses serviços se estivesse devidamente divulgado no meio naval e se tivesse alternativa no Porto quando estivesse em serviço no exterior. Eis um investimento que seria muito mais proveitoso e reprodutivo do que a construção de um cais de cruzeiros e terminal ferry ou até mesmo a aquisição de navios para transporte de passageiros. Pois alevá!

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