20 de agosto de 2008

Gosto de ti como és.

São Lourenço antes das Obras Ag.2008
A Baía de São Lourenço vai sofrer um obra de, dizem eles, requalificação. Desde já devo dizer que discordo totalmente de qualquer obra que se faça em São Lourenço que não seja para simples correcção torrencial e protecção da orla costeira.
Por isso mesmo, discordo totalmente desta que aqui está prevista e que irá descaracterizar, ainda mais, quase por completo, a paisagem humanizada daquela baía.
Sei que do ponto de vista estético, está muito na moda e é muito agradável à vista os arranjos como o da Praia de Santa Bárbara na Ribeira Grande e com este previsto para aqui.
Grande parte, senão todo o conjunto agora ocupado pelas Araucárias e zona de solário será ocupado por novos espaços ( resta saber se sobra espaço para a gente ou se vai ficar ainda mais reduzido) e valências.
Fica a fotografia para mais tarde recordar o pequeníssimo areal que, pelo que se me é dado avaliar, ainda vai ficar mais pequeno.
Isto não é estar contra por estar contra, é gostar mesmo da Baía de São Lourenço, como ela é e não como algumas pessoas gostavam que ela fosse, cheia de gente e barulho e concertos de rock e outras urbanidades próprias de outros lugares que não um pacato recanto à beira mar construído com muita fome e sacrifício por gente cuja necessidade obrigou a levantar do chão toneladas de pedra para plantar uns pés de vinha. Gastem dinheiro a limpar as vinhas em lugar de concertos e touradas e animação que só interessa apara fazer subir o nível, já alto, de alcoolémia da nossa gente.
Os projectos arquitectónicos são de qualidade estética recomendável. Contudo, a sua manutenção ( no caso da Ribeira Grande é para fazer tudo de novo logo a seguir ao primeiro temporal) em zonas junto ao mar, em vertentes viradas a Norte e para utilização de meros 50 a 60 dias no ano, são mais caprichos de caciques do que opções estratégicas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue