21 de novembro de 2024

Um favor à República que prejudica os Açorianos

 

Denuncia Nuno Barata (IL/Açores)
Açores fazem favor à República para garantir metas europeias
sem garantias de que pescadores não serão prejudicados
O Deputado da Iniciativa Liberal (IL) no Parlamento dos Açores, Nuno Barata, lamentou, esta terça-feira, que os Açores tenham aceitado fazer um favor à República – no caso da implementação das áreas marinhas protegidas – para que Portugal cumprisse metas impostas pela União Europeia, sem terem garantias de que os pescadores e armadores açorianos não serão prejudicados.
Num debate parlamentar sobre o futuro do setor das pescas nos Açores, Nuno Barata foi claro: “O que está em cima da mesa, neste momento, é nós (Açores) contribuirmos para o cumprimento de uma meta que foi decidida pelos burocratas de Bruxelas e que Portugal não consegue cumprir. Nós vamos fazer na Região o esforço de cumprir essa meta. Nós é que vamos ajudar a República a cumprir essa meta e vamos ficar aqui todos sentados à espera que a República acuda aos nossos pescadores e aos nossos armadores”.
Os liberais dizem-se desconfortáveis com esta situação porque desconfiam sempre “da bonomia dos políticos da República, centralistas que os há em todos os partidos”, afirmou Nuno Barata, que se declarou não ficar tranquilo enquanto as medidas de apoio de Lisboa às consequências negativas para o setor nas ilhas “não estiverem materializadas”.
🔴🔵 A alternativa é liberal!

15 de novembro de 2024

O óbito do sector das pescas na RAA

 

Criação de Áreas Marinhas Protegidas
é certidão de óbito para as pescas nos Açores
O Deputado da Iniciativa Liberal (IL) nos Açores, Nuno Barata, não tem dúvidas: a pressa do Governo Regional em determinar 30% do mar dos Açores como Áreas Marinhas Protegidas vai passar uma certidão de óbito ao setor das pescas na Região. Primeiro, porque estas áreas correspondem a cerca de 50% do total da área onde os nossos pescadores labutam; depois porque não são criadas onde efetivamente seriam precisas para garantir a sustentabilidade dos recursos; por fim, porque acaba com a arte de pesca mais sustentável que existe no Mundo e que caracteriza as pescas açorianas - a arte de salto e vara!
🔴🔵 A alternativa é liberal!

11 de novembro de 2024

Planos públicos esbulham propriedade privada

 

Critica IL/Açores
Planos públicos esbulham propriedade privada
O Deputado da Iniciativa Liberal (IL) Açores, Nuno Barata, critica a "tendência voraz" dos planos públicos "proibitivos e limitadores" da utilização livre da propriedade privada. Cada vez mais, diz, os planos que surgem carregados de bonomia interferem com a vida dos cidadãos, particularmente os que são relativos a gestão territorial que limitam e proíbem os cidadãos de fazerem o que quiserem com aquilo que é seu!
🔴🔵 A alternativa é liberal!

8 de novembro de 2024

RSI sem abusos e suspeições


Defende Nuno Barata
Rendimento Social de Inserção tem
que estar livre de suspeições e abusos
O Deputado da Iniciativa Liberal (IL) nos Açores, Nuno Barata, diz que os beneficiários do Rendimento Social de Inserção devem estar livres de suspeições e abusos, considerando que a grande maioria de beneficiários deste apoio social na Região são crianças e idosos.
🔴🔵 A alternativa é liberal!

Mexer no Subsídio Social de Mobilidade é perigoso

 

Iniciativa Liberal avisou
Mexer no Subsídio Social de Mobilidade é perigoso
O tempo veio dar-nos razão!
Ficam desprotegidos os passageiros Açorianos; ficam limitadas na sua ação as agências de viagem; podem ficar mais caras (que os 134 euros) as passagens; os Açorianos são colocados ao serviço do Estado como agentes de fiscalização dos operadores de viagens; os Açorianos são obrigados pelo Estado a terem mais papéis e mais burocracia para fazerem um reembolso.
Quando se quer ganhar votos a todo o custo, não se medem as consequências!
🔴🔵 A alternativa é liberal!

Arquivo do blogue