9 de janeiro de 2005

Razões para a educação ambiental 1

São várias as questões ponderáveis que me levaram a concluir a necessidade de educar para a protecção ambiental com maior veemência. A questão climática e as suas repercussões na nossa qualidade de vida vem a ser estudada de há muito, quanto mais sabemos sobre as alterações do clima, menos fazemos para alterar os nossos comportamentos. A educação ambiental é fundamental para o exercício da cidadania, só a mobilização dos cidadãos permita a criação de uma consciência global para a prevenção do meio ambiente.
A educação dever ter um papel preventivo e participativo e intervenção na resolução de problemas práticos do ambiente. A revolução ambiental é feita em cada um de nós.

Glaciar Grey-Chile Patagónico.

Julgamos sempre que o aquecimento global e o efeito de estufa não nos atinge. Pelo contrário, estamos já a sentir os efeitos nefastos das alterações climatéricas, note-se a seca que se está a registar em alguns distritos do território continental português.
Um dos indicadores mais visíveis das alterações climatéricas é o recuo em cerca de 200 metros em oito anos do grande Glaciar Grey no Lago com o mesmo nome, na Patagónia, extremo sul do Chile. Esse recuo representa cerca de 72.000 m3 de água que não voltará ao estado sólido. O Glaciar ainda não está um perigo de desaparecer definitivamente. Contudo são necessárias medidas contra o aquecimento global.
Continua

Arquivo do blogue