1 de outubro de 2005

Diário de Bordo-Dubrovnik 2


Dubrovnik
Originally uploaded by corsario.


Post para 28 de Setembro de 2005

Poucos países terão tanta diversidade geográfica e natural em tão pouco território como acontece na Croácia. Desde o porto de Rijeka no norte até Dubrovnik no sul, a costa da Croácia oferece uma impressionante paisagem marítima.
Dubrovnik é uma das cidades mais singulares do mundo (lá estou eu entrar outra vez nessa), ruas de mármore ladeadas por casas apalaçadas construídas e reconstruídas em pedra, edifícios do estilo veneziano e altos campanários. Em 1979 foi reconhecida como património da humanidade devido aos inúmeros projectos de restauração realizados nas últimas décadas. Os seus habitantes orgulham-se bastante do compromisso que assumiram de restaurar a cidade a todo o custo.
Dubrovnik foi fundada por refugiados Gregos e Romanos no Século VII e manteve-se como república independente durante cerca de 700 anos (abolida por Napoleão em 1806). Manteve relações comerciais com a Turquia e com a Índia e com alguns países africanos, desde a costa do Magreb até ao arquipélago de Cabo Verde. Cidade de Homens dedicados ao mar, diplomatas e comerciantes, com o cruzamento de vários impérios medievais. Beneficiando dessa posição estratégica no mar adriático e com governantes astutos, evoluiu até se tornar numa cidade estado então chamada Ragusa e reconhecida como potência marítima e diplomática. Assim permaneceu durante alguns séculos, ao longo da Idade média e do renascimento.
Em 1667 um grande terramoto seguido de incêndio destruiu grande parte da cidade fortificada e matou 5000 pessoas. Já no século XX a cidade voltou a ser fustigada, em 1979 por um sismo que a destruí parcialmente levando mais de dez anos a reconstruir. De seguida, em 1991 e 1992, foi alvo das investidas da guerrilha e investidas do exército jugoslavo e das guerrilhas montenegrinas, sofrendo brutais ataques que a deixaram bastante danificada. Uma vez mais foi restaurada graças ao empenho e grande vontade do seu povo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue