12 de setembro de 2005

"Oposição atarracada"

Gostei da expressão "oposição atarracada" utilizada por Carlos César para classificar aquela quanto à sua atitude relativa à participação dos parceiros sociais na Concelho de Governo. De facto, a oposição tem estado um pouco fragilizada face a tantos sucessos eleitorais do PS, graças a outros tantos da governação do Partido Socialista. Não é preciso ter medo. Eu até compreendo que seja confrangedor fazer politica num cenário de quase entronização do Presidente do Governo, mas que diabo também não era necessário tanto tiro nos pés.
Eu não vejo mal em que o governo convoque os parceiros sociais para dialogar, mesmo deixando alguns de fora, suponho que numa segunda ronda os sindicatos e outras corporações sejam chamados ao Palácio da Conceição para dizerem de sua justiça, pelo menos quero acreditar nisso.
Contudo, há uma coisa que me preocupa nesse processo. O desrespeito pelas instituições democráticas. Na verdade, ao auscultar os parceiros sociais fora do quadro definido pelas leis imanadas da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, o Governo está a ultrapassar as suas competências estatuárias transformando a democracia parlamentar numa espécie de democracia corporativa. Essa atitude representa mais um prego para o caixão da instituição parlamentar que Carlos César está apostado em reduzir a um desfile de vaidades. Já esteve mais longe.

Sem comentários:

Arquivo do blogue