10 de setembro de 2005

Inventário do património imóvel dos Açores

O Património Arquitectónico da Ilha de Santa Maria não se pode dizer seja muito vasto. Por isso mesmo urge preservar, recuperar e salvar alguns dos seus exemplares mais significativos. O livro que agora me chegou à mão tem a vantagem de mostrar, pela pena e objectiva de quem não tem qualquer interesse específico nestas Ilhas e sabe do que fala, o que de melhor se fez e faz nestes rochedos largados no meio do Atlântico, entre o Velho Mundo pleno de belezas arquitectónicas e paisagísticas e o não menos interessante Mundo Novo.
Trata-se de uma obra essencial para nos ajudar a perceber o que temos, o que já perdemos e o que podemos ainda recuperar do nosso património imobiliário.
Folheando este livro aleatoriamente e à "vol d?oiseau" deparei-me com imóveis já perdidos irremediavelmente, uns por simples acção do tempo e pela força dos elementos e outros, estes sim casos graves, por mera incúria e ou ignorância dos Homens.
O caso do antigo Ginásio do Aeroporto é gritante. Assisti incrédulo à sua demolição, fotografei quase tudo. É triste constatar como uma obra hoje reconhecida como de qualidade arquitectónica foi destruída por um bando de ignorantes para dar lugar a um barracão e a um campo polivalente cimentado que apesar de estar concluído há mais de dois anos nunca lá vi nem viva nem alma do outro mundo.
Encontrei também fotografias vetustas da Estação Loran, são do tempo em que se falava em turismo de qualidade e em estalagens de charme para a Ilha. Tudo promessas vãs de autarcas e candidatos a deputados em ano de eleições. Perdeu-se definitivamente o tempo de recuperar aquele espaço que agora se encontra tomado pelo silvado, pelas faias e pelos incensos. Viessem a Santa Maria, agora, os mesmos que sobre estes espaços se debruçaram e os classificaram e diriam que somos uma terra de brutos incultos. Teriam toda a razão do seu lado.

Coisas há que, felizmente, ainda não estão perdidas mas cujo estado avançado de degradação vão anunciando morte rápida. É o caso da Casa do Director do Centro de Controlo Oceânico ali à Bela Vista, do Cinema Atlântida, do pouco que resta das casas pré-fabricadas, vulgarmente conhecidas por casas de chapa dos americanos ou até mesmo a Casamata do Pico Alto. É bom que quem de direito leia atentamente esta obra e perceba que o que se está a construir em Santa Maria é muito pior do que aquilo que temos.
Da arquitectura contemporânea resultou-me a casa da Florestal, edifício projectado por um Arquitecto da extinta Direcção Geral dos Serviços Florestais, cujo nome não me recordo e que é um dos vários exemplos de arquitectura da primeira metade do século XX que esta obra encerra. Aliás, se virmos este livro com cuidado, facilmente concluímos que o grande investimento público efectuado nesta ilha decorreu durante o Estado-Novo, durante e logo depois da Segunda Grande Guerra. Esta casa que se destinava e destina ainda à instalação dos serviços administrativos e à residência do Administrador Florestal da Ilha de Santa Maria (hoje chefe de divisão), encontra-se em excelente estado de conservação, graças a pequenas obras de beneficiação que lhe têm sido efectuadas ao longo do tempo com maior incidência nos últimos anos.
Ao contrário do que tem sido costume nos volumes anteriores ? sobre outros conselhos - não aparece neste livro qualquer obra arquitectónica particular do último quartel do século XX ou deste inicio do século XXI. Isso é sintomático da falta de qualidade dos projectos que mais recentemente foram edificados, salvando-se as obras públicas altamente contestadas pela população como a esquadra da PSP e o Edifício da Segurança Social. À data da recolha efectuada (2000) ainda não estavam edificados o Hotel 5 na Cruz Teixeira e o novo Paquete na Praia Formosa, obras que certamente teriam lugar neste livro por representarem o que de melhor se faz em arquitectura moderna nos Açores.
Do própio In Suplemento SRAL do Jornal dos Açores em 2005.08.09

Sem comentários:

Arquivo do blogue