23 de setembro de 2005

Diário de Bordo-Florença


Ponte Vecchio, originally uploaded by foguetabraze.

Cidade do renascimento. Depois da "longa noite de trevas" que foi a idade média, a humanidade renasceu para a cultura. Esse renascimento começou em Florença, quando poetas, pintores, escultores e arquitectos criaram entre os séculos XIII e XV uma quantidade infinita de obras de arte.
Depois do Sec. XV, com o assoreamento do Rio Arno, Florença e Pisa perderam grande parte da sua importância estratégica, sendo hoje servidas pelo porto de Livorno a cerca de doze milhas de distância Pisa e a sessenta e duas está Floirença. As duas cidades desenvolveram-se como cidades romanas de comércio militar. Com o declínio do império de Roma, estabeleceu-se um período de desordem quando vários grupos de Bizantinos, Godos e lombardos guerrearam pelo controlo das cidades. Só no século VIII com a instalação do feudalismo se conseguiu alguma organização.
No século XIII o poder foi transferido dos Senhores feudais para uma Burguesia Aristocrática e pequenos comerciantes, isso resultou num período de crescimento económico, com Florença a emergir como um dos mais importantes centros financeiros e comerciais da Europa.
No século XIV, entre 1347 e 1348, com a peste negra, Florença perdeu cerca de metade da sua população, sofrendo um enorme revés.
Em 1422 Giovanni Bicci Medici foi eleito Chefe da Republica de Florença, o poder foi devolvido aos terra-tenentes e a prosperidade continuou. Os Medici governaram Florença por mais três séculos e dedicaram muita da sua fortuna à ciência e às artes.
O reinado dos Medici coincidiu com o principio do período renascentista. Artistas como Miguel Ângelo, Leonardo da Vinci e Rafael encontraram inspiração em Florença e contribuíram, para as suas obras de arte e arquitectura.
Durante a retirada alemã da Segunda Grande Guerra, todas as pontes de Florença foram destruídas excepto a Ponte Vecchio, uma das mais bonitas obras de arte urbanas da Humanidade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue