8 de fevereiro de 2005

"A Batalha das Limas"


Eu nunca batalhei e só fui uma vez à avenida ver como era. Já era grandinho e a minha mãe que também nunca tinha visto pediu-me para irmos, de carro, ver a batalha. Na minha infância fiz muitas limas e depois sacos para as batalhas caseiras e até para alguns amigos irem batalhar para a avenida. Achava graça ao convívio e aos "salamalecos" de fazer limas. De resto, dia de entrudo era dia de fazer os enxertos, aprendi com o meu avô como os fazer , ainda hoje mantenho essa tradição. Hoje, talvez vá enxertar uma meia dúzia de cameleiras. Tempos houve em que fazia enxertos de citrinos, agora dedico-me mais às plantas ornamentais.

Se há tradição que devemos manter , esta é a da batalha das limas. Que eu saiba não se faz em mais parte alguma do mundo e nem sei que origens terá. Alguns dirão que é uma tradição bárbara, que já foi mais civilizada mas que derivou para a brutalidade. Admito. Contudo, é daquelas tradições que não se pode perder. Bem haja quem ainda investe muito do seu tempo e dinheiro em manter esta festa de entrudo tão especial e diferente.

Arquivo do blogue