8 de maio de 2008

Paraiso ambiental? Onde? Tenham juizo.


Apesar dos disparates que foram ditos e não ditos e desditos por diversos membros do Governo Regional dos Açores e apesar da Senhora representante da omnipresente e moralista nação Americana tentar tapar o sol com uma peneira e impor condições onde devia já estar a aplicar meios e medidas especificas, a contaminação dos solos e dos aquíferos nas nossas Ilhas é uma realidade incontornável.
Nos últimos 100 anos, todos os resíduos industriais contendo hidrocarbonetos e outros poluentes perigosos, foram lançados em covas e sumidouros ou no mar. No caso das covas e sumidouros, o encaminhamento desses resíduos para os lençóis freáticos é quase directo, agravando que, no caso das covas a céu aberto, por ignorância, eram escolhidos lugares em altitude e com solos arenosos e bagacinas o que aumentou o perigo de contaminação. Isso não foram só os americanos a fazer, fizemos todos. Todos mesmo.
No caso da presença americana nos Açores, aos hidrocarbonetos há que acrescentar os residuos de amiantos, também conhecidos por asbestos, largados em lixeiras a céu aberto, na Ilha Terceira e em Santa Maria. A manipulação com limite de segurança destes produtos é uma ingenuidade. Assim como, foi pura ingenuidade e incompetência a forma como os políticos, transversalmente, lidaram até hoje com este assunto. Não há que ter contemplações com este tipo de produto, só nos resta um limite, o seu total isolamento já que a sua destruição é praticamente impossível.
Dadas as evidências de um significativo risco de cancro de pulmão e outros, o Professor René Mendes, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte-MG), defende, num estudo encomendado para o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor que,“até o momento, não foi identificado qualquer limite permitido de exposição, abaixo do qual a crisotila não oferece risco de carcinogênese”.
Para mim bastava que a Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, avaliasse a incidência de casos de cancro dos concelhos da Praia da Vitória e Vila do Porto em comparação per capita com os outros concelhos dos Açores. Eu ponha já o governo dos EUA em sentido e a preparar-se para pagar os tratamentos oncológicos nas melhores clínicas de Bóston.

Sem comentários:

Arquivo do blogue