25 de maio de 2008

Ilhas de (sem) Valor



Devo começar por dizer, no âmbito do teor deste post, que não escrevo por encomenda. Na verdade, quer a fotografia, quer a ideia quer o texto já estavam prontos quando surgiu um comentário de um leitor a propor o tratamento deste assunto. Ainda para mais um comentador anónimo, todos sabeis, pelo menos os que acompanham a blogosfera, que não morro de amores por comentadores anónimos, sejam a favor ou contra as minhas ideias. Não raras vezes, deixo de contestar alguns comentadores, com bastante pena minha, pelo simples facto de serem anónimos. Mas esse é assunto para outra posta.
Vamos, então, ao que interessa. A construção de um Hotel em Santa Cruz das Flores, em cima da Zona Industrial e de comércio por grosso, não cabe na cabeça do mais tinhoso dos pensadores. Bem sei que a vista e o lugar, mesmo ali em cima do mar é privilegiado. Contudo, já estava ocupado, no meu entender mal ocupado e desperdiçado por um complexo industrial e comercial que não poderá ser removido nos próximos anos, responsabilidades para a autarquia de Santa Cruz, obviamente. Cabe aqui reflectir sobre a qualidade dos autarcas que autorizam e promovem investimentos industriais em zonas de potencial desenvolvimento turístico. Cabe aqui, reflectir sobre o disparate enorme que foi projectar e construir um Hotel desta categoria em cima da referida zona Industrial. Não tardará e estão os industriais a ser perseguidos por causa dos barulhos, odores e poeiras das suas actividades. Eu, no lugar deles “mandava chumbo” em cima de quem teve a impensável ideia de construir um Hotel com esta localização.
Ordenamento e planeamento precisam-se, gente capaz também, este hotel foi pensado e planeado e implantado com a cabeça dos dedos dos pés, de meia dúzia de supostos iluminados que esta região pariu depois de 1996. “Não vá o sapateiro além do chinelo”.

Publicado há pouco no Fórum Ilha das Flores

Sem comentários:

Arquivo do blogue