22 de maio de 2007

Boicote na Lota de Ponta Delgada

Cerca de 6 toneladas de pescado das mais diversas espécies e de mais do que uma embarcação ficaram por comprar esta manhã na lota de Ponta Delgada. Trata-se de um boicote dos compradores (vulgo vendilhões) por causa (dizem eles) da tara das caixas plásticas. Na verdade, esses mesmos compradores têm beneficiado ao longo dos Nos de cera de 500g por cada caixa de pescado vendido em Lota. Se, por exemplo nos centrarmos numa embarcação que faz 26 marés anuais a 450 caixas por maré, estamos a falar de 11 e setecentas caixas a 500g por caixa são 5850 Kg. de peixe descontado. Se Multiplicarmos esse número por um preço médio de 6 euros (números baseados nas vendas de 2006 da embarcação H-200-C “lha de Santa Maria”), os compradores ficam a lucrar, só com esta embarcação, em cerca de 35.100 euros, o que pode representar a diferença entre o lucro e o prejuízo do armador e baixa o rendimento das suas companhas.
Até agora, nem organizações de produtores nem armadores (com excepção para a PESCASIM-Comércio e Indústriade Pescas Ldª da qual sou um dos responsáveis) tinha feito fosse o que fosse para contrariar essa “maminha”.
A Partir de hoje nada será como dantes, a Lotaçor está a preparar uma exportação directa para Lota comunitário do pescado que ficou por vender. Estranho apenas, o facto dessa mesma empresa ter proibido a PESCASIM de o fazer subjugando-a ao “Lobbying”dos vendilhões. É caso para dizer “ só tarda o que nunca chega” e “antes tarde do que nunca”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue